ANÁLISE F1: Lawson realmente superou Ricciardo pela vaga da Red Bull?
Analisamos o ritmo de ambos os pilotos em comparação com Yuki Tsunoda, que também foi candidato à vaga ao lado de Verstappen
Na Fórmula 1, todos os pontos importam e qualquer segundo pode contar na decisão final e isso foi o que acabou pesando na decisão da Red Bull ao escolher o novo companheiro de equipe de Max Verstappen para 2025. Os taurinos tinham à sua disposição três nomes: Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Liam Lawson.
Pensando nisso, em parceria com a PACETEQ, analisamos os pontos que podem ter auxiliado Lawson a ser o escolhido para a promoção.
Daniel Ricciardo foi realmente tão ruim assim?
Tsunoda x Ricciardo
Duelo na classificação: 6-12
Ritmo de qualificação: -0,17 segundos
Duelo na corrida: 8-9
Ritmo de corrida: -0,01 segundos por volta
Pontos: 22-12
Para Ricciardo, a posição de largada na RB era clara: se ele conseguisse dominar o companheiro de equipe Tsunoda, uma vaga na Red Bull estaria garantida. Se ele perdesse o duelo, sua carreira na F1 poderia estar encerrada.
No final, o segundo caso se concretizou, mas uma olhada nos dados mostra que Tsunoda não foi muito mais rápido que o australiano.
Em termos de ritmo de classificação, Ricciardo ficou 0,17 segundo abaixo de Tsunoda, em média, em 2024, o que também explica a diferença de 6:12. Ricciardo se saiu melhor na corrida.
Em média, ele foi apenas 0,01 segundo mais lento por volta do que Tsunoda, mas as posições de largada mais ruins e alguns problemas na largada garantiram que o piloto japonês marcasse mais pontos.
De fato, Ricciardo perdeu um total de 22 posições na primeira volta da temporada de 2024 da F1, sendo que apenas Lando Norris teve um desempenho pior na largada, perdendo 27 posições.
Em comparação: O companheiro de equipe Tsunoda perdeu apenas seis posições na primeira volta, enquanto Liam Lawson chegou a ganhar seis posições mais tarde.
Lawson também teve pontos fracos na classificação
Tsunoda X Lawson
Duelo de classificação: 6-0
Ritmo de classificação: -0,05 segundos
Duelo na corrida: 4-2
Ritmo de corrida: -0,02 segundos por volta
Pontos: 8-4
A julgar pelos dados, Tsunoda também tinha seu próximo companheiro de equipe, Liam Lawson, sob controle. A classificação foi mais uma vez o ponto forte do piloto japonês. Com 6-0, ele não deixou nada a desejar, mas se você olhar mais a fundo, Lawson sempre foi mais lento, mas ainda assim não muito distante.
Em média, o neozelandês perdeu 0,05 segundo em uma volta rápida ao comparar os melhores tempos de classificação.
Isso significa que Lawson foi um pouco mais rápido que Ricciardo, mas em termos de ritmo de corrida, os dois foram praticamente iguais.
Lawson foi, em média, 0,02 segundos mais lento por volta do que Tsunoda e, portanto, praticamente no mesmo nível de Ricciardo.
F1 2025 CHEGOU! Que esperar de HAMILTON na Ferrari? E BORTOLETO? Quem é FAVORITO ao TÍTULO? Podcast
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com faz 'prévia' da F1 2025: Bortoleto, Hamilton e mais
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.