Análise Técnica: Ferrari conta com novas asas e suspensão
Equipe trouxe atualizações para GP da Bélgica, em pista que será desafiadora aos seus pilotos

Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A Ferrari costuma ter problemas em igualar sua principal rival em circuitos de alta velocidade, como o Spa, e muitos preveem que é a Mercedes vai ter vantagem quando a temporada for retomada.
Mas depois da dobradinha na Hungria, a escuderia mostrou quão determinada está em mudar a situação, com alguns ajustes interessantes após as férias de verão.
Nova suspensão
As imagens exclusivas de Giorgio Piola mostram que a Ferrari estará trabalhando com uma nova suspensão dianteira, com um terceiro amortecedor.
Entende-se que esta nova configuração foi testada nos treinos pós GP da Hungria, com a equipe fazendo as mudanças em uma tentativa de ajudar a gerenciar melhor sua altura e ângulo de inclinação.
Como a imagem acima mostra, é possível ver um novo terceiro amortecedor, bem como uma mola maior, além de vários componentes que provavelmente se destinam a ajudar a coletar dados durante os treinos de sexta-feira.
É provável que a equipe espere que uma melhor gestão do ângulo de inclinação ajudará a produzir um arrasto menor para as curvas longas sem comprometer seu desempenho.
Mudanças aerodinâmicas
Além das mudanças na suspensão, a Ferrari fez algumas revisões nas asas e no assoalho também.
A asa dianteira e a placa da extremidade foram reperfiladas para torná-la mais adequada às exigências de arrasto mais baixas de Spa, enquanto que na parte traseira do carro, a Ferrari possui uma nova configuração de furos à frente da roda traseira.
Em vez dos sete buracos que estavam presentes na Hungria, o time vai correr com apenas seis neste fim de semana, além da adição de um elemento para "lidar" com a carenagem, semelhante ao que a Mercedes vem usando desde o GP da Espanha.
Vettel espera que as melhorias que a Ferrari fez, aliadas à escolha agressiva dos pneus, devem entregar à equipe um resultado melhor do que do GP da Grã-Bretanha no mês passado.
"Se tivéssemos que correr novamente em Silverstone, faríamos muito melhor", disse ele. "Simplesmente não conseguimos um bom fim de semana todos juntos."
"Acho que só temos a ganhar. Por causa de quão fortes eles estavam em Silverstone e algumas semelhanças, eles são os favoritos aqui. Mas não queremos nos estabelecer atrás deles, queremos atacar."
Relatos adicionais por Lawrence Barretto
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.