Após polêmica com Alonso, FIA proíbe definitivamente toque de macacos em carros que pagam punição em pit stops da F1

A decisão foi tomada após reunião de representantes do órgão com as equipes antes dos treinos livres desta sexta-feira, primeiro dia do GP da Austrália

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, is returned to the garage

Após polêmica envolvendo o espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, no GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu proibir de forma definitiva o toque de macacos em carros que estão 'pagando' punições durante pit stops.

O editor recomenda:

Em Jeddah, Alonso tomou uma penalidade de cinco segundos por se posicionar de maneira errada no grid de largada do circuito de Corniche. O piloto, então, pagou a punição em seu primeiro stop, de modo que a Aston não 'trabalhou' no carro do espanhol nos primeiros cinco segundos de sua parada. Entretanto, foi verificado que um mecânico acabou cometendo um deslize e tocou o AMR23 do bicampeão mundial da F1 com um macaco.

Após a prova, na qual Alonso foi terceiro, ele acabou punido em 10s, perdendo o pódio. A Aston, porém, argumentou aos comissários que o regulamento proibia um 'trabalho' no carro durante o período de 'pagamento' da punição, o que não teria acontecido no caso de Jeddah, ainda que o mecânico tenha tocado o monoposto com o macaco. Os comissários, então, 'reverteram' a segunda punição, após também serem confrontados por casos similares em que não houve 'gancho'.

De qualquer forma, agora a FIA proibiu definitivamente quaisquer toques de mecânicos/macacos em carros de pilotos que estão pagando penalidades, de modo que a nova medida já passa a valer no GP da Austrália, disputado no circuito de Albert Park, em Melbourne, neste fim de semana. A decisão foi tomada após reunião de representantes do órgão com as equipes antes dos treinos livres desta sexta-feira.

GIAFFONE opina: Verstappen não quer ter amigos e lembra Alonso, RBR vai 'liberar' Pérez. E Hamilton?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Treinos que valem pontos? F1 vai 'longe demais' com entretenimento?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 AO VIVO: Acompanhe o primeiro treino livre para o GP da Austrália em Tempo Real
Próximo artigo F1: Verstappen roda, mas lidera TL1 na Austrália; Hamilton é segundo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil