Arábia Saudita quer receber um GP da Fórmula 1 a partir de 2021
De acordo com o jornal inglês London Times, os donos da F1 já tiveram conversas com autoridades sauditas
Em meio à fase de definição do calendário da Fórmula 1 para a temporada 2020 (entenda na galeria especial no fim desta matéria), as discussões sobre 2021 também estão em curso. Agora, a novidade é o interesse da Arábia Saudita em receber uma etapa do Mundial daqui a dois anos.
De acordo com o jornal inglês London Times, a Liberty Media, grupo dono da F1, já teve conversas com as autoridades sauditas. Ainda segundo a publicação britânica, ainda há muito a ser discutido para a conclusão do negócio.
As duas partes já teriam conversado e as equipes foram consultadas sobre a possibilidade de se realizar uma etapa no país. Para isso, seria necessário garantir os direitos humanos, a igualdade de gênero e a liberdade de imprensa, de acordo com o Times.
Outro eventual entrave é o número total de etapas no calendário da categoria máxima do automobilismo mundial. Em 2020, a F1 já deve ter o número recorde de 22 corridas. Nesse sentido, a adição de mais provas não é bem vista pelas escuderias.
É o que diz a diretora da Williams, Claire Williams: "estamos muito preocupados com a perspectiva de ter 24, 25 corridas no calendário. Pedir aos nossos funcionários para viajarem tanto é uma tarefa difícil. Trazer peças novas para 21 corridas já é um trabalho árduo, para 25 vai trazer ainda mais pressão sobre nossos negócios".
Outro dirigente a demonstrar preocupação foi o chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto. "Se você olhar para o calendário de 2021, no momento, estamos discutindo sobre 24 corridas", alertou o italiano.
CALENDÁRIO DE 2020 DEVE SER O MAIOR DA HISTÓRIA DA F1
O Motorsport.com apurou que o GP do México deve renovar com a F1 por mais três anos. E com a provável manutenção do GP da Espanha por pelo menos mais um ano, a categoria deverá perder uma de suas melhores provas de 2019: o GP da Alemanha.
A organização da F1 pretendia manter o número de 21 provas para 2020, mas os planos acabaram mudando e a tendência é que a próxima temporada tenha 22 corridas, uma quantia recorde na história.
Das 21 etapas de 2019, 18 estão garantidas para o ano que vem. A permanência de México e Espanha é altamente provável e as entradas de Vietnã e Holanda já estão confirmadas, elevando o número a 22. Nesse cenário, portanto, a Alemanha deve ficar de fora. Entenda na galeria abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.