Ascensão de Verstappen e Leclerc atrapalha busca de Hamilton por recordes de Schumacher
Britânico vinha dominando a Fórmula 1 nos últimos meses, mas acabou vendo sequência ser quebrada por jovens prodígios

Lewis Hamilton começou o ano da mesma forma que terminou o anterior: avassalador. No entanto, o momento recente do britânico não é tão incrível quanto já foi, e os motivos têm nome e sobrenome: Max Verstappen e Charles Leclerc.
Leia também:
Entre as oito últimas de 2018 e as oito primeiras desta temporada, o pentacampeão acumulou nada menos que 12 vitórias e mais três pódios. O domínio era tão grande que parecia que nada mais seria capaz de abalar a busca de Hamilton pelos recordes de Michael Schumacher ainda em 2019.
Porém, a recente ascensão dos jovens da Red Bull e da Ferrari surgiu como um obstáculo no caminho do piloto da Mercedes, que já não conseguirá igualar o número de vitórias de Schumacher neste ano, mesmo que vença as sete provas restantes. Schumacher tem 91 triunfos, enquanto Hamilton acumula 10 a menos.
Das últimas seis etapas, Hamilton, Leclerc e Verstappen venceram duas vezes cada, uma situação de equilíbrio que não era vista desde o ano passado. A situação vivida por Hamilton não é novidade, mas quebrou uma sequência que durou mais de um ano.
Desde o GP da Hungria de 2018, o aproveitamento do britânico em uma sequência de seis corridas não chegava a "apenas" 33%. De lá para cá, a taxa sempre esteve em no mínimo 50%. Foram quase 14 meses de hegemonia do pentacampeão, o que fez muita gente acreditar que poderia alcançar Schumacher muito antes do imaginado. Parece claro que o inglês chegará no alemão, mas os novos prodígios não farão da tarefa algo fácil.
Em termos históricos, a média de triunfos por corridas disputadas de Hamilton é a quarta maior de todos os tempos, com 33,33% de conquistas, ou 81 vitórias em 243 provas. À frente dele, apenas Juan Manuel Fangio (47%), Alberto Ascari (40%) e Jim Clark (34,7%).
O Motorsport.com montou uma galeria especial com todos os triunfos de Hamilton, piloto que sempre esteve ligado à Mercedes, seja como equipe própria, ou como fornecedora de motores na época de McLaren. O inglês venceu ao menos uma corrida em todas as temporadas que disputou, sendo 2013 o ano com menos vitórias - apenas uma. Confira:

















































































DEBATE SOBRE O TALENTO DE LECLERC E VERSTAPPEN
O Motorsport.com recebeu essa semana no podcast semanal que realiza Ruben Carrapatoso, campeão mundial de kart em 1998 e que acompanhou o nascimento de toda a geração atual da F1. Durante a conversa, Carrapatoso comentou como eram Leclerc, Max Verstappen, Esteban Ocon, entre outros, nas primeiras disputas que tiveram nas pistas. Ouçam!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1 - Entenda a grande novidade do carro de 2022: o efeito solo

Após ano marcado por mortes nas pistas, veja a evolução da segurança na Fórmula 1

A década da Fórmula 1: Duas hegemonias e baixa competitividade


F1: Hamilton explica por que Ferrari tem sido inconsistente

F1: Ferrari descarta atualizações no SF-25 para o GP do Japão

F1: Lewis Hamilton apoia retorno do V10 e diz que "V6 nunca soou muito bem"


Antonelli revela conselho de Valentino Rossi para estreia pela Mercedes na F1

Vai bombar? Antonelli confessa dificuldades para equilibrar calendário da F1 e estudos

F1 - Mercedes elogia primeiras corridas de Antonelli: "Ele se encaixa muito bem na nossa equipe"
Últimas notícias

F1 traz 'mapa de abandono' ao GP do Japão para evitar safety cars; veja como funciona

F1 - Teatro, mangá e 'despedida': GP do Japão tem capacetes com designs inusitados

F1 AO VIVO: Acompanhe o primeiro treino livre para o GP do Japão em tempo real

F1: Norris supera Russell e lidera primeiro treino no Japão; Bortoleto é último
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.