Ascensão de Verstappen e Leclerc atrapalha busca de Hamilton por recordes de Schumacher
Britânico vinha dominando a Fórmula 1 nos últimos meses, mas acabou vendo sequência ser quebrada por jovens prodígios
Lewis Hamilton começou o ano da mesma forma que terminou o anterior: avassalador. No entanto, o momento recente do britânico não é tão incrível quanto já foi, e os motivos têm nome e sobrenome: Max Verstappen e Charles Leclerc.
Leia também:
Entre as oito últimas de 2018 e as oito primeiras desta temporada, o pentacampeão acumulou nada menos que 12 vitórias e mais três pódios. O domínio era tão grande que parecia que nada mais seria capaz de abalar a busca de Hamilton pelos recordes de Michael Schumacher ainda em 2019.
Porém, a recente ascensão dos jovens da Red Bull e da Ferrari surgiu como um obstáculo no caminho do piloto da Mercedes, que já não conseguirá igualar o número de vitórias de Schumacher neste ano, mesmo que vença as sete provas restantes. Schumacher tem 91 triunfos, enquanto Hamilton acumula 10 a menos.
Das últimas seis etapas, Hamilton, Leclerc e Verstappen venceram duas vezes cada, uma situação de equilíbrio que não era vista desde o ano passado. A situação vivida por Hamilton não é novidade, mas quebrou uma sequência que durou mais de um ano.
Desde o GP da Hungria de 2018, o aproveitamento do britânico em uma sequência de seis corridas não chegava a "apenas" 33%. De lá para cá, a taxa sempre esteve em no mínimo 50%. Foram quase 14 meses de hegemonia do pentacampeão, o que fez muita gente acreditar que poderia alcançar Schumacher muito antes do imaginado. Parece claro que o inglês chegará no alemão, mas os novos prodígios não farão da tarefa algo fácil.
Em termos históricos, a média de triunfos por corridas disputadas de Hamilton é a quarta maior de todos os tempos, com 33,33% de conquistas, ou 81 vitórias em 243 provas. À frente dele, apenas Juan Manuel Fangio (47%), Alberto Ascari (40%) e Jim Clark (34,7%).
O Motorsport.com montou uma galeria especial com todos os triunfos de Hamilton, piloto que sempre esteve ligado à Mercedes, seja como equipe própria, ou como fornecedora de motores na época de McLaren. O inglês venceu ao menos uma corrida em todas as temporadas que disputou, sendo 2013 o ano com menos vitórias - apenas uma. Confira:
DEBATE SOBRE O TALENTO DE LECLERC E VERSTAPPEN
O Motorsport.com recebeu essa semana no podcast semanal que realiza Ruben Carrapatoso, campeão mundial de kart em 1998 e que acompanhou o nascimento de toda a geração atual da F1. Durante a conversa, Carrapatoso comentou como eram Leclerc, Max Verstappen, Esteban Ocon, entre outros, nas primeiras disputas que tiveram nas pistas. Ouçam!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 - Entenda a grande novidade do carro de 2022: o efeito solo
Após ano marcado por mortes nas pistas, veja a evolução da segurança na Fórmula 1
A década da Fórmula 1: Duas hegemonias e baixa competitividade
F1 - Wolff esclarece fala sobre "prazo de validade" de Hamilton: "Ele está muito afiado"
F1 - Coulthard: Hamilton tem o mesmo objetivo de Schumacher na Ferrari
F1: Ferrari define data para primeiro teste de Hamilton
F1 - Antonelli: "Não quero incomodar Hamilton e Russell, mas estou pedindo conselhos"
F1: Mercedes utilizará últimas corridas da temporada para focar em 2025
F1: Wolff revela maior aprendizado com Hamilton durante os 12 anos na Mercedes
Últimas notícias
F1 troca tampas de bueiros após incidente de Sainz em Las Vegas 2023
F1 - Verstappen não confia em título no GP de Las Vegas: "Não somos os mais rápidos"
F1: RB mostra pintura brilhante para corrida noturna em Las Vegas
F1: Hamilton promete 'caçar' a FIA por falta de resposta após carta coletiva dos pilotos
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.