Audi determina prazo para começar a lutar por vitórias na F1
Montadora alemã entrará na categoria em 2026 após firmar parceria com a Sauber, que inclui compra de parte das ações da equipe suíça

Apesar de 2026 ainda estar distante para muitos, a Audi vê esse prazo rapidamente se aproximando. A montadora alemã está em processo acelerado para garantir sua entrada na Fórmula 1 no início da nova era de motores e, em meio a tudo isso, já determinou a meta de quando pretende lutar por vitórias: 2028.
Após conseguir o sinal verde do Grupo Volkswagen, a Audi confirmou sua entrada em 2026 e, posteriormente, anunciou a parceria com a Sauber, incluindo a aquisição de parte das ações da equipe suíça.
"Não existe uma única razão, são vários fatores que se alinharam para tornar a F1 extremamente atrativa para as montadoras, especialmente a Audi", disse Adam Baker, CEO da Audi Formula Racing, ao jornal espanhol AS.
"A F1 está em um período de transição com um conceito sustentável para o campeonato. Com as novas regras, que introduzirão unidades de energia inovadoras e centradas na eletricidade, além de combustíveis sustentáveis, há um alinhamento com a estratégia futura da Audi, voltada para a mobilidade elétrica".
"A F1 também está crescendo em popularidade. É, de longe, a melhor mídia e ferramenta de marketing no automobilismo e uma das melhores em qualquer setor. Ao mesmo tempo, a F1 conseguiu cortar custos, e isso a torna ainda mais atraente".
"Os motores de 2026 terão um limite de gastos e, juntamente com o teto das equipes, trazem certeza sobre os orçamentos de longo prazo. Se quisermos uma plataforma fantástica para demonstrar nossas habilidades e conhecimentos 24 vezes por ano, é o melhor lugar possível".
Com a decisão tomada com antecedência, a Audi pôde colocar o programa em prática. O trabalho no motor já está em andamento há algum tempo, em meio a uma extensa campanha de recrutamento e a atualização das instalações de Neubourg.
E a Audi não descarta se tornar fornecedora de motor para outras equipes no futuro, mas não logo que chegar, porque o foco imediato é tornar-se competitiva.
"A FIA poderia nos pedir para fornecer motores, de acordo com o regulamento. Se isso acontecer, estaremos prontos, com certeza. Mas, no futuro imediato, não estamos buscando uma equipe cliente, é muito cedo para isso".
"Vamos focar em nosso programa de fábrica. Queremos ser competitivos em três anos. É uma meta realista. Queremos lutar por vitórias em nosso terceiro ano".
"Estamos cientes do desafio. É interessante para a Audi chegar em 2026 porque tomamos a decisão com antecedência. Faltam 42 meses para o primeiro GP. Deve ser uma das decisões mais esperadas dos últimos 30 anos para um fabricante".
"E em 2026 teremos o início de um novo ciclo regulatório. A unidade de potência e o chassi mudarão. De certa forma, isso pode reduzir a vantagem de concorrentes experientes e facilitar para um novo construtor para ser competitivo".
ÚLTIMO GP de Clark; Hill e P. Rodríguez, datas BIZARRAS e +: corridas da F1 em fins de ano
Podcast Motorsport.com debate os piores do ano na F1 2022
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.