Últimas notícias

Ayrton me levou a outro nível, conta atual diretor da Williams

Pat Symonds, que trabalho com Senna na Toleman, além de Schumacher e Alonso, relembra brasileiro

Atual diretor técnico da Williams de Felipe Massa, Pat Symonds tem um currículo invejável em seus mais de 30 anos de Fórmula 1. Nesse meio tempo, o inglês trabalhou Michael Schumacher e Fernando Alonso, mas confessa que jamais alguém o impressionou tanto quanto um tal de Ayrton Senna, que conheceu quando ambos ainda estavam em início da carreira, na Toleman, em 1984.

Aquele era o ano de estreia do brasileiro na categoria, mas não parecia se tratar de um novato, contou Symonds ao TotalRace. “Ele foi o primeiro piloto com absoluto profissionalismo com quem trabalhei. Havia trabalhado com bons e maus pilotos, alguns de quem eu gostava, outros em que via grande potencial. Até que eu conheci Ayrton e percebi que havia um outro nível que as pessoas podiam atingir.”

E Symonds não se refere à pilotagem mas, sim, à determinação fora do comum que o brasileiro demonstrava. “Éramos ambos jovens, no início de nossas carreiras na F-1 e com muito a aprender. Acho que aprendemos muito juntos e ele certamente me abriu os olhos para o que é possível atingir quando se acredita em si mesmo.”

A prova mais famosa que os dois disputaram juntos na Toleman foi o GP de Mônaco de 1984, quando o mundo percebeu que o menino franzino se agigantava nas pistas, especialmente em pista molhada. Naquela prova, Senna largou em 13º e estava em segundo, se aproximando do líder Alain Prost, quando a corrida foi interrompida pela chuva. A história conta que a suspensão do carro do brasileiro estaria danificada depois de um toque na zebra da chicane e estaria prestes a quebrar no momento da interrupção, mas Symonds não tem certeza do que aconteceria.

“Não havia uma certeza de que ela quebraria. Era uma suspensão dianteira pull-rod fixada num ponto do assoalho e este ponto estava rachado quando desmontamos o carro depois da corrida. Se teria durado a corrida inteira? Não sei. Nunca saberemos.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior "Schumacher nunca chegou perto de ser o que Ayrton era", diz ex-assessor
Próximo artigo "Ele viveu por seu sonho": a história de Roland Ratzenberger

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil