Entenda aventura de Barrichello na Austrália no próximo fim de semana
Brasileiro recordista de provas da F1 e campeão da Stock Car de 2014 voltará a correr em monopostos no próximo fim de semana. Saiba mais detalhes da jornada
Rubens Barrichello tem uma das carreiras mais bem-sucedidas do automobilismo mundial, com dois vice-campeonatos e o recorde de participação na F1, além do título de 2014 da Stock Car brasileira e participações em IndyCar, 24 Horas de Le Mans, 24 Horas de Daytona e outros feitos.
A partir do próximo fim de semana, Rubinho entrará para a história do esporte a motor australiano, fazendo parte do grid da corrida inaugural da recém-criada S5000, em Sandown, Melbourne. Após sete anos, o brasileiro voltará a correr em monopostos: sua última experiência foi na Indy, em 2012.
"É como andar de bicicleta. Foram sete anos sem isso, então estou me acostumando a tudo com calma. É muita potência, bom sentir isso mais uma vez”, disse Rubinho, após dar as primeiras voltas no novo carro.
A categoria
A S5000 é uma nova categoria criada na Austrália em uma tentativa de se ter uma série de monopostos bem-sucedida, como a Fórmula 5000. A princípio, o campeonato de 2019 teria seis etapas e começaria em abril, em Sydney, mas um atraso de quatro meses no fornecimento de equipamentos, vindo dos Estados Unidos, além do desejo de que o novo carro fosse testado mais vezes, fez com que a primeira etapa fosse realizada somente no próximo fim de semana.
Ainda não há um calendário definido para este ano, mas já está confirmado que haverá uma prova na preliminar da F1 em 2020. Para a prova de domingo, o grid será formado por 12 carros, com Barrichello sendo o maior expoente.
O carro
Rubens Barichello at the Albert Park S5000 launch
Photo by: Andrew van Leeuwen
O conceito do carro da S5000 é baseado em um F3. Possui 560 cavalos de potência, com motor V8 Ford Coyote de 5.2 litros. O chassi é da Onroak-Ligier, homologado pela FIA com halo, além de ter um câmbio de seis marchas sequencial borboleta e pneus fornecidos pela norte-americana Hoosier.
Doce retorno
Pódio: Jenson Button, Rubens Barrichello e Jarno Trulli
Photo by: XPB Images
Mesmo sem ter vencido na Austrália durante sua passagem pela Fórmula 1, Rubinho tem bom retrospecto do outro lado do mundo, conseguindo pódios em 2000 (2º), 2001 (3º), 2004 (2º), 2005 (2º) e 2009 (2º).
Período sem monopostos
A última corrida de Barrichello nos monopostos foi na Indy, na etapa de Fontana, na Califórnia, no dia 15 de setembro de 2012. Desde então, ele se aventurou em outros tipos de competição com êxito. O ponto alto foi o título da Stock Car de 2014. Confira outras aventuras de Rubinho antes de retornar aos carros de Fórmula.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.