Bortoleto: "Passar do título da F2 para o fim do grid da F1 é mais difícil do que o esperado"
Após carreira de sucesso nas categorias de base, o brasileiro refletiu sobre o início difícil de sua carreira com a Sauber

Estreando na principal categoria do automobilismo, Gabriel Bortoleto, admitiu que achou mais difícil do que o esperado passar de uma campanha vitoriosa na Fórmula 2 para a parte de trás do grid na Fórmula 1.
Bortoleto conquistou títulos consecutivos na F2 e na F3, o que lhe rendeu a promoção para a F1 este ano na Sauber, de propriedade da Audi.
Até agora, a equipe suíça tem lutado para progredir em relação aos maus resultados de 2024. Na Austrália, Nico Hulkenberg fez bem em capitalizar uma corrida caótica com clima misto para chegar em sétimo lugar, mas, fora isso, nem ele nem Bortoleto estiveram em posição de ameaçar os 10 primeiros.
Bortoleto percebeu que teria um desafio pela frente em sua campanha de estreia, mas admitiu que as coisas estão mais difíceis do que o brasileiro esperava, já que ele está ajustando sua mentalidade de frequentar o pódio para lutar por um ponto.
"É muito difícil, para ser sincero", respondeu Bortoleto quando perguntado pelo Motorsport.com sobre a diferença de mentalidade. "É difícil porque venho de dois anos muito bons em minha vida, quando venci a F3 e a F2.
"É mais difícil [do que o esperado] no sentido puramente de pilotar. Quando você está acostumado a vencer e quando está indo para um fim de semana de corrida, você está pensando: 'Talvez eu possa vencer neste fim de semana, tenho a possibilidade de fazer isso'. E na posição em que estamos hoje, esse não é o caso.

Gabriel Bortoleto, Sauber
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
"Somos muito realistas quanto ao fato de não sermos capazes de vencer. E para qualquer piloto - mas posso dizer que para mim - é muito difícil. Porque não estou aqui para ser o último, não estou aqui para ser o P10. Estou aqui para tentar vencer, como todo mundo".
Mas com a entrada oficial da Audi na F1 cada vez mais próxima, incluindo sua própria unidade de potência para os novos regulamentos, Bortoleto diz que seu início difícil não diminuiu suas ambições com a marca alemã.
"Eu não vim para a Fórmula 1 pensando que estaria imediatamente lutando por vitórias ou pódios", explicou ele. "É uma honra fazer parte do projeto da Audi na F1 e nosso objetivo é muito claro para os próximos anos"
"É tudo uma questão de trabalho duro, manter a cabeça baixa, trabalhar e melhorar. Porque no dia em que tivermos a oportunidade de vencer ou de garantir pódios, precisamos estar prontos para isso. Não é o caso agora, mas estamos crescendo nessa direção."
"Também preciso aceitar a posição em que estamos agora. Porque assim que você começa a entrar nesse ciclo de ser muito duro consigo mesmo ou ficar chateado porque não consegue fazer isso, acho que seu desempenho começa a ficar cada vez pior."
CAOS na FIA e MAX COBRA RED BULL! Bortoleto pé no chão. DRUGO NA CADILLAC 2026? O dia da F1 pré-GP
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Max vem para o penta ou vitória é OCASIONAL? Bortoleto vítima, Ferrari devendo! Fred Sabino, da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.