Bottas diz que erro de cálculo levou a problemas no GP da Áustria
Altas temperaturas na Europa neste fim de semana contribuíram para superaquecimento dos carros da Mercedes, que foram mal configurados para a corrida
Valtteri Bottas teve um resultado a amargo no GP da Áustria de Fórmula 1, disputado neste domingo. O finlandês teve problemas que o impediram de lutar pela vitória e de se defender dos ataques de Max Verstappen. No entanto, somou mais pontos do que Lewis Hamilton e se aproximou do líder do campeonato.
O piloto da Mercedes disse que um erro de cálculo contribuiu para os problemas de resfriamento que a equipe enfrentou no GP da Áustria. Por isso Bottas e Hamilton tiveram que administrar as temperaturas de suas unidades de potência, fazendo uso extensivo de uma estratégia de economia.
Bottas terminou em terceiro, atrás de Max Verstappen e Charles Leclerc, conseguindo evitar o ataque de Sebastian Vettel na bandeirada. O finlandês chamou a corrida de "mais difícil" que ele já fez em termos de cuidar de sua unidade de energia.
"Sabíamos que hoje seria um dia quente, mas também calculamos mal", disse Bottas. “Eu também acho que a estimativa de economia de combustível e pneus não estava ajustada. Quanto mais economia precisamos fazer, mais tempo perdemos”.
"Para mim, foi a corrida mais difícil em termos de gerenciamento de potência e de temperatura. Nunca tive que administrar tanto. Não poderíamos usar toda a potência do motor, devido às temperaturas, de modo que isso também custaria muito tempo."
"Então era complicado, atacar e defender era praticamente impossível, e sempre que havia um carro na minha frente eu recebia avisos luminosos no painel (sobre o superaquecimento). Então, essa foi definitivamente uma corrida que precisamos tomar como aprendizado e fazer melhorias, porque haverá mais corridas quentes."
Bottas disse que foi particularmente difícil quando ele estava dentro da faixa DRS para ultrapassar outros carros.
"Foi bastante sensível. Estávamos o tempo todo no limite. Com este motor ainda precisamos fazer muitas corridas, então ainda queremos jogar do lado da segurança. Com as circunstâncias da Áustria, fiquei feliz de estar no pódio, porque Sebastian também estava ficando muito próximo no final”.
"Se tivesse havido mais algumas voltas, teria sido difícil mantê-lo atrás de mim, ele estava claramente mais rápido, talvez ele também tivesse pneus mais novos, e com a gestão que eu tinha que fazer, teria sido fácil”.
"Quando você vem para uma sessão que eu estou para baixo para você fazer perguntas, e nós conversar depois, e nós encontramos uma maneira de dividi-lo, ou você me deixar com isso teria sido complicado. Mas a corrida é de 71 voltas e nós calculamos a estratégia para isso, e estávamos à frente ".
Bottas disse que pelo menos alcançou um objetivo na Áustria, o de superar Hamilton, o que lhe ajudou a reduzir em cinco pontos a diferença para o inglês na batalha pelo título.
"Hoje foi um dia positivo. Estar no pódio e começar a beber champanhe grátis, isso é sempre bom! É um fato. Ainda mais conseguindo alguns pontos contra Lewis no final."
"Estou em segundo no campeonato, e meu objetivo é a diferença de Lewis, e esse objetivo foi alcançado neste fim de semana, apesar de que teria sido bom subir mais alto no pódio. Poderia ter sido um fim de semana pior em termos de pontos ".
Veja como ficou o resultado completo da corrida na Áustria:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.