Brawn: Honda precisa entender a realidade da Fórmula 1
Diretor de automobilismo da F1 diz que precisou conectar engenheiros japoneses com "realidade" quando trabalhou para a marca em 2008
A Red Bull deve garantir que a Honda esteja conectada à realidade da Fórmula 1 e tenha suas prioridades estabelecidas para que tenha sucesso novamente no mundial, é no que acredita Ross Brawn.
O diretor de automobilismo da Fórmula 1, ele era chefe de equipe da Honda quando a fabricante se retirou do esporte em 2008 e relatou as dificuldades da montadora na época.
Ele disse ao Motorsport.com: "o segredo para o sucesso da Honda é conectar os engenheiros aos desafios da Fórmula 1".
"Quando cheguei na Honda, os engenheiros estavam um pouco afastados da realidade do que era necessário. Meu trabalho era conectar os engenheiros e me certificar de que eles estavam trabalhando nas coisas certas, de que eles tinham as prioridades, que eles tinham as informações e que eles tinham a imagem real sobre o que estava acontecendo.”
"Quando cheguei, havia uma visão de que o motor deles era um dos melhores. Como eu estava familiarizado com a Ferrari, estava claro que não era um dos melhores. Então, conectar o pessoal da Honda com a situação real, ajudá-los a entender quais eram as prioridades e entender onde eles deveriam estar focados foi um dos elementos importantes.”
"Acho que a Red Bull será muito boa em garantir que a Honda tenha essa clareza sobre qual deve ser o foco."
Um dos fatores que ajudaram a Honda a convencer a Red Bull encerrar seu acordo com a Renault foi uma remodelação de liderança de seu projeto, que envolveu Toyoharu Tanabe assumindo as operações e o guru da Honda – Yasuaki Asaki – colocado no comando em sua base Sakura.
Juntos, eles ajudaram a Honda a melhorar a coordenação de suas prioridades e a executar melhor seus planos.
A Honda se comprometeu a ter um relacionamento bom com a Red Bull depois de desfrutar de uma boa comunicação com a Toro Rosso após três anos na McLaren.
Brawn disse: "saber exatamente quais são as suas fraquezas, quais são seus pontos fortes e ter certeza de que você está focado nas coisas certas é importante”.
"Se isso for alcançado, eles estarão, sem dúvida, em uma posição forte. Parece que eles fizeram muito progresso este ano. Acho que o relacionamento com a McLaren quebrou e foi certo para eles seguirem em frente.”
"A Red Bull é uma excelente empresa e faz ótimos carros. É uma oportunidade especial para a Honda ter sucesso. Espero que a Red Bull continue vencendo corridas. É o primeiro ano da parceria, não sei se há o suficiente para vencer o campeonato.”
"Seria muito especial se conseguissem isso rápido, mas acho que a próxima temporada será a primeira de uma nova parceria que trará campeonatos mundiais."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.