Button começa o final de semana em Abu Dhabi na frente
Inglês se revezou na ponta com o companheiro Hamilton; Rubens Barrichello completa apenas três voltas
Os carros da McLaren mostraram sua força na primeira sessão de treinos livres para o GP de Abu Dhabi. Jenson Button e Lewis Hamilton se revezaram na ponta durante todo o treino, até que Mark Webber superou o campeão de 2008 em sua última tentativa. O ensaio foi marcado ainda pelas saídas de pista das Ferrari, com Fernando Alonso, quinto, e Felipe Massa, sexto, com dificuldades para segurar o carro e pelo abandono, logo no início, de Rubens Barrichello, que não chegou a marcar tempo.
A primeira sessão de treinos livres contou com três caras novas aproveitando a chance de mostrar trabalho na penúltima etapa do ano. Os franceses Jean-Eric Vergne e Romain Grosjean ocuparam os cockpits de Sebastien Buemi e Bruno Senna, respectivamente, enquanto o canadense Robert Wickens ocupou o lugar de Jerome D'Ambrosio na Virgin.
Os pilotos contam nesta sexta-feira com um jogo de pneus extra, que a Pirelli testa visando a próxima temporada.
Mesmo com os pneus extra, apenas Grosjean havia completado voltas marcadas após 20 minutos de sessões. Quem não conseguiu fazer um tempo sequer foi Rubens Barrichello. Seu motor apagou no meio da reta após apenas três voltas de instalação completadas.
Lewis Hamilton dominou a primeira parte do treino, andando mais de 1s5 mais rápido que os rivais. Foi superado por Sebastian Vettel com 48 minutos para o final da sessão. O próximo a tomar a ponta foi Button, já baixando para a casa dos 1min40. O piloto da McLaren logo foi acompanhado pelo companheiro, que o superou por três décimos.
Enquanto isso, ambas as Ferrari viram a pista ao contrário, após perderem o carro na freada, mas não chegaram a tocar o muro e continuaram com duas sequências de voltas. Fernando Alonso ainda demonstraria dificuldades em manter o carro na pista em outras oportunidades.
Na ponta, as Red Bull faziam longas sequências de volta com os pneus macios e não conseguiam superar os tempos das McLaren, que se revezavam no primeiro lugar. Felipe Massa se mantinha em quinto, com Nico Rosberg em sexto e Fernando Alonso em sétimo – com cinco minutos para o final, o espanhol passou o brasileiro, com os pneus macios experimentais. Logo depois, vinham os dois estreantes.
Entre os pilotos que pilotaram apenas na primeira sessão, Vergne, de Toro Rosso, andou junto do companheiro Alguersuari, dentro do top 10; e Grosjean, foi meio segundo mais veloz que Vitaly Petrov, que perdeu boa parte da sessão com problemas e, nos minutos finais, teve de sair de seu Renault, após um início de incêndio. Já Wickens só não segurou a lanterna pois Barrichello não marcou tempos, pois as Virgin ficaram atrás até das Hispania.
Webber ainda conseguiu dividir as McLaren em sua última volta, mas não foi suficiente para passar Button, que foi o melhor por 126 milésimos.
Confira os tempos:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.