Cancelamento do GP de Mônaco é o 15º em 90 anos; conheça a história por trás dos anteriores
Edição de 2020 da prova foi cancelada pela pandemia causada pelo Covid-19, sendo o primeiro caso desde 1954
A pandemia causada pelo Covid-19 está afetando profundamente o calendário 2020 da Fórmula 1. No total, sete etapas já foram adiadas ou canceladas. Hoje, o Automóvel Clube de Mônaco confirmou que o tradicional GP de Mônaco está cancelado, devido a uma série de fatores como a falta de disponibilidade dos mais de 1500 trabalhadores envolvidos com a etapa em outro momento do ano.
A resposta do ACM veio poucas horas após a F1 anunciar o adiamento da etapa, com a categoria confirmando que estaria trabalhando junto com as organizações dos GPs da Holanda, da Espanha e de Mônaco para encontrar novas datas.
O GP de Mônaco completou 90 anos em 2019, com a primeira edição sendo realizada em 1929, com a vitória de William Grover-Williams, a bordo de uma Bugatti. Desde então, foram realizadas 77 edições, com a prova do ano passado sendo vencida por Lewis Hamilton.
Com o cancelamento da prova em 2020, o GP de Mônaco atinge a marca de 15 edições canceladas ao longo de seus 90 anos de existência. Essa é a primeira vez que uma edição não foi realizada por uma questão sanitária.
A primeira sequência de cancelamento do GP de Mônaco aconteceu entre 1938 e 1947. Por mais que sejam os anos próximos à Segunda Guerra Mundial, o conflito não foi a única razão por trás da não realização dessas dez edições. Em 1938, a prova acabou sendo cancelada por dificuldades financeiras, não apenas por parte da organização, mas também pelo alto valor cobrado pela inscrição, que acabou afastando os pilotos.
Entre 1939 e 1945, a Segunda Guerra Mundial impediu a realização de corridas na Europa, mas, enquanto os países voltaram a realizar seus Grandes Prêmios já no final de 1945, levou mais dois anos para que Mônaco retomasse suas atividades, novamente por motivos financeiros.
Foi apenas em 16 de maio de 1948 que os carros voltaram a correr pelas ruas do principado, mas, logo em seguida a prova foi interrompida novamente. A edição de 1949 acabou sendo cancelada dias antes de sua realização, devido à morte do Príncipe Louis II em 09 de maio daquele ano.
Devido à sua importância no cenário europeu, o GP de Mônaco foi incluído na temporada inaugural do campeonato de Fórmula 1, em 1950. Sua 11ª edição foi vencida pelo argentino Juan Manuel Fangio. Desde então, a prova ficou de fora do calendário da F1 apenas mais quatro vezes, sendo três delas ainda na década de 1950.
Em 1951, 53 e 54, a prova não foi realizada como uma forma de protesto do Automóvel Clube de Mônaco, porque o regulamento técnico que introduziria carros novos e mais rápidos no mundial de F1 ainda não havia sido escrito, aprovado e implementado. A exceção de 1952 se deu após um pedido do Príncipe Rainier III.
Desde 1955, o GP de Mônaco esteve ininterruptamente no calendário da F1, voltando a ficar de fora em 2020 pela primeira vez em 65 anos, sendo mais uma das vítimas dos impactos do Covid-19 no calendário do esporte a motor mundial.
GALERIA: Os impactos do Covid-19 no esporte a motor mundial
VÍDEO: Dicas de filmes e séries sobre automobilismo para ver durante a quarentena do coronavírus
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.