Chefão da Red Bull diz que maturidade de Verstappen está "muito acima da média"
Consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko diz que sabia que Max Verstappen era um talento extraordinário desde a primeira reunião e acredita que o holandês tem uma maturidade "muito acima da média"

Max Verstappen assinou recentemente um contrato de longo prazo que o manterá na Red Bull até o final da temporada 2023, com o objetivo de vencer o campeonato mundial de F1.
O consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko costuma elogiar o jovem holandês, que, segundo ele, possui qualidades que vão muito além do seu extraordinário talento de pilotar.
Leia também:
Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Marko relembrou sua primeira reunião com Verstappen, já sabendo que era alguém especial.
"Ele tinha cerca de 15 anos na época", disse Marko. "Costumo conversar com um piloto por cerca de 20 minutos para obter uma imagem de sua personalidade e de toda a história, mas com Max fiquei sentado por uma hora e meia.”
“Ele tinha um corpo jovem, mas com uma mente que certamente estava de três a cinco anos à frente. Agora, seu desenvolvimento se estabilizou lentamente e sua idade e maturidade se uniram. E está muito acima da média.”
Marko diz que passou muito tempo com Verstappen porque estava imediatamente pensando qual a melhor maneira de subi-lo rapidamente para a F1.
"Se alguém tem 15 anos e tem apenas um ano na categoria de fórmula, é um passo ousado e também um risco significativo", acrescentou Marko.
"Mas vi que maturidade que ele tinha e quanto havia aprendido no tempo de kart e com que comprometimento ele se aproximou das corridas.”
O esforço da Red Bull para levar Verstappen à F1 com apenas 17 anos de idade levou os administradores do esporte a introduzir novos limites sobre o que os jovens pilotos precisavam fazer para entrar na categoria.
E a estrutura de pontos de superlicença resultante é algo que Marko acredita que precisa ser revisto.
"Espero que isso seja revisto, porque existem muitos pilotos que têm 40 pontos, mas não têm potencial para ter sucesso na Fórmula 1", disse ele. "E há muitos jovens que teriam a velocidade, mas não os pontos necessários."
Ele acrescentou: "Max desencadeou emoções e reações incríveis e eu faria tudo isso de novo."
Relembre todos os carros e pilotos da Red Bull e Toro Rosso


















































Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1 - Binotto sobre objetivos da Audi: Lutar por vitórias em três anos e pelo título até 2030

ANÁLISE: O dilema das novas regras que definirá a F1 2025

Como a McLaren enfrentou a desinformação, o barulho e as distrações para garantir o título na F1


F1: O que Verstappen já ensinou a Tsunoda na Red Bull

ANÁLISE F1: Qual é a situação de Lawson e Tsunoda após três corridas depois de troca na Red Bull?

F1 - CEO da Red Bull: "Não perdemos noites de sono" por causa de Ralf Schumacher
Últimas notícias

ANÁLISE: Bastidores da 'guerra' de motores na F1, com V10 em foco

F1: O que Verstappen já ensinou a Tsunoda na Red Bull

Porsche Cup: Leo Sanchez encerra primeira metade da temporada na liderança

Porsche Cup: Apesar de infortúnios nas últimas etapas, Marçal Muller se diz "resiliente"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.