Chefe da Ferrari diz que ordem da equipe não pretendia beneficiar Vettel
Mattia Binotto disse que fez mudanças para que algum carro da equipe pudesse se aproximar da Mercedes no início da prova
O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, insiste que a decisão de trocar seus pilotos de posição na primeira parte do GP da China não foi feita apenas para beneficiar Sebastian Vettel.
Charles Leclerc havia ultrapassado o alemão pelo terceiro lugar no início, mas não conseguiu acompanhar o ritmo dos principais carros da Mercedes.
A Ferrari logo tomou a decisão de colocar Vettel à frente do monegasco, com Leclerc cumprindo a ordem na 11ª volta, apesar de aparentemente se opor.
Mas Vettel também não conseguiu diminuir a vantagem da Mercedes, o que levou Leclerc a informar à Ferrari que agora ele estava perdendo tempo atrás de seu companheiro de equipe.
Apesar da grande atuação de Leclerc no Bahrein, Binotto havia reafirmado antes da China que o tetracampeão permanecia como a principal esperança da Ferrari para o título de 2019.
No entanto, falando depois da corrida, Binotto ressaltou que a decisão não foi feita com a intenção de beneficiar Vettel às custas de Leclerc.
"Eu entendo o sentimento de Charles, é uma pena para ele", disse Binotto à Sky Sports F1. “Mas nessa fase da corrida as Mercedes estavam um pouco mais rápidas, acho que simplesmente tentamos dar a Sebastian uma chance e ver se poderíamos ter igualado o ritmo da Mercedes, que era fundamental naquele estágio da corrida.”
“Não era para dar uma vantagem ao piloto apenas, mas, como um time, estávamos tentando o que podíamos. O estágio inicial foi um momento importante da corrida.”
Binotto acredita que a ordem da equipe não foi o que permitiu a Verstappen a se aproximar dos dois carros da Ferrari.
“Eu acho que uma aproximação haveria, de qualquer maneira, um dos dois pilotos teria sido pressionado, quem quer que fosse.”
“Como perspectiva de equipe, acho que isso não mudaria, por isso, novamente, acho que a escolha foi simplesmente tentar tudo que pudéssemos naquele momento inicial.”
Binotto disse que Leclerc tinha todo o direito de se sentir chateado com o desenrolar da corrida.
“Acho que se Charles está chateado, ele está certo em ficar chateado, e devemos aceitar isso. Acho que é uma pena para ele e, da próxima vez, talvez ele seja o beneficiado.”
Sebastian Vettel, Ferrari SF90, leads Charles Leclerc, Ferrari SF90, as he locks up
Photo by: Andy Hone / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.