Chefe da Mercedes diz que aceitou testes da Pirelli para não ficar para trás
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, revelou que seu time se voluntariou para realizar os testes de pneus de 18 polegadas apenas porque a Renault concordou em participar também
Todos os 10 times receberam a oportunidade de criar um carro protótipo para os testes iniciais dos novos pneus de 18 polegadas da Pirelli, convertendo carros da temporada 2018.
A maioria das equipes relutou em alocar recursos para um projeto como este ainda em 2019 e consideraram adiar qualquer teste do tipo até 2020.
No entanto, uma vez que a Renault concordou com o pedido da Pirelli para construir um carro ainda nessa temporada, a Mercedes sentiu não ter escolha além de participar dos testes, assim como a McLaren.
A Ferrari optou por ficar de fora, mencionando falta de recursos e de tempo, enquanto a Red Bull não possui um carro versão 2018 disponível devido a troca de fornecedor de motores.
“Essa foi uma decisão difícil”, disse Wolff em entrevista ao Motorsport.com. “Por um lado, precisamos entender que a Pirelli precisa dos testes e por outro lado não havíamos planejado gastar recursos com isso em 2019”.
“Então, nós estávamos esperando que todos os testes com pneus de 18 polegadas fossem postergados para 2020 e nós deixamos claro que se todos os times concordassem em adiar os testes, seria a melhor saída, mas se alguém decidisse participar, nós também iríamos. A Renault foi a primeira a decidir testar e então a McLaren e nós também.”
Cyril Abiteboul, chefe da Renault, deixou claro que qualquer ganho de conhecimento sobre os pneus é uma prioridade para a fabricante francesa.
“Essa foi uma oferta feita pela Pirelli para todos os times”, disse Abiteboul para o Motorsport.com. “Foi ainda um pedido da Pirelli e eu acho que nós temos o dever de garantir que a Pirelli tenha as condições para fazer um bom trabalho”.
“Quando olhamos para a importância da compreensão dos pneus, francamente, nós estamos atrás. A maioria das dificuldades que estamos tendo no início dessa temporada são frutos da mudança na construção dos pneus que nós subestimamos.”
“É outra demonstração de que nós precisamos fortemente melhorar isso. Como eu posso dizer isso e não aceitar o que nos foi oferecido para 2021? É muito simples de entender.”
Toto Wolff, Executive Director (Business), Mercedes AMG
Photo by: Simon Galloway / Sutton Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.