Chefe da Mercedes: "É impossível substituir Charlie Whiting"
Toto Wolff destaca as muitas atividades de Whiting na Fórmula 1 e diz que é preciso apoiar quem quer que seja o novo diretor de provas
Chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff acha "impossível" que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) consiga substituir Charlie Whiting por uma única pessoa. O britânico ocupava, entre outras funções, o cargo de diretor de provas da Fórmula 1. Aos 66 anos, Whiting morreu na quinta-feira anterior ao Grande Prêmio da Austrália, chocando a comunidade dos esportes a motor e obrigando a FIA a colocar em prática um plano de emergência em Melbourne.
Enquanto o órgão regulador do automobilismo tenta finalizar um plano para substituir Whiting a longo prazo, Wolff diz que os chefes da F1 estão se dando conta do quão difícil será cobrir tudo o que o britânico fazia. "É impossível preencher o que ele fazia. Tive uma conversa com Ross Brawn no caminho para a foto dos pilotos e o minuto de silêncio, e ele disse que tinham acabado de descobrir quanta falta Charlie estava fazendo”.
"Isso inclui trivialidades como câmeras em posições perigosas, por exemplo. Isso é o que Ross mencionou para mim. Um monte de tarefas que não tinham nenhuma conexão com o cargo de diretor de prova. Certamente há decisões difíceis a serem tomadas, e acho que é impossível substituir Charlie. Mas precisamos apoiar quem quer que assuma esse trabalho", disse Wolff.
Para substituir Whiting no GP da Austrália, a FIA chamou o experiente Michael Masi, que seria o diretor de prova F2 e F3 este ano. Não está claro se ele continuará no cargo a curto prazo, ou se o órgão governamental procurará alguém. Presidente da FIA, Jean Todt disse que o órgão iria “trabalhar muito de perto com as equipes de F1” para pensar no caso. "Nossa equipe em Genebra está tentando ver o que vamos implementar para o futuro", disse Todt.
Charlie Whiting, Race Director, FIA, speaks at the Thursday FIA Press Conference
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.