Chefe da Mercedes vai considerar Vettel para definir dupla na F1
Toto Wolff confirmou que Flechas de Prata levarão a saída do alemão da Ferrari em consideração para formar sua dupla de 2021
Chefe da Mercedes na atual era de ouro da equipe na Fórmula 1, o dirigente Toto Wolff disse que as Flechas de Prata devem levar em consideração a saída de Sebastian Vettel da Ferrari antes de decidir a futura formação de pilotos do time germânico.
A escuderia italiana anunciou na manhã desta terça-feira que Vettel saíra do time de Maranello no final da temporada 2020, já que as partes decidiram não renovar o contrato do piloto alemão após um colapso nas negociações.
Leia também:
A saída do tetracampeão da Ferrari deve ter grandes ramificações no mercado de pilotos para 2021, o que pode chegar até a equipe Mercedes. Nas Flechas de Prata, tanto o britânico Lewis Hamilton quanto o finlandês Valtteri Bottas têm contrato até o fim de 2020.
Tendo isso em vista, o chefe da Mercedes disse que, embora a equipe seja leal aos pilotos atuais, o time precisa considerar os efeitos da saída de Vettel da Ferrari. "Sebastian é um grande piloto, uma personalidade importante e um trunfo para qualquer equipe", disse Wolff.
"Ao olhar para o futuro, nossa primeira lealdade está com os atuais pilotos da Mercedes. Mas, naturalmente, devemos levar esse desenvolvimento em consideração”, ponderou o dirigente austríaco, que comanda a Mercedes desde 2013.
Atualmente, as Flechas de Prata estão em negociações com Hamilton para um novo contrato. O atual vínculo de três anos do hexacampeão mundial com o time germânico na F1 se encerra no fim desta temporada. O britânico é especulado na Ferrari.
Hamilton tem seu nome ventilado à ida para a escuderia de Maranello desde o final do ano passado, quando se encontrou com o presidente da fabricante italiana, John Elkann, em um evento social.
Desde então, porém, o piloto britânico se distanciou da conversa sobre afastar-se do time Mercedes, dizendo no mês passado que "não tinha sonho de correr para outra equipe" na categoria.
Embora se espere que Hamilton permaneça na Mercedes para a temporada 2021 e além, a saída de Vettel da Ferrari adicionará uma dimensão extra às negociações do britânico com as Flechas de Prata.
A saída de Vettel também deve ter influência no futuro de Bottas. O finlandês assinou prorrogações de um ano a cada temporada com a Mercedes desde que chegou em 2017, mas teve que esperar até agosto do ano passado para ser confirmado para 2020.
Bottas disse durante os testes de pré-temporada deste ano que espera que as negociações sobre um novo contrato para 2021 ocorram de maneira mais particular e sejam resolvidas no início do ano.
A possibilidade de a Ferrari escolher Bottas como substituto de Vettel ao lado do monegasco Charles Leclerc pode levar a Mercedes a tentar adiantar as negociações com o piloto finlandês mais cedo.
Já se Hamilton mudasse de ideia e optasse por uma mudança sensacional para a Ferrari, o britânico teoricamente abriria uma vaga para Vettel, caso o piloto alemão seja do interesse da Mercedes.
Uma saída de Bottas ainda poderia criar a possibilidade de uma espetacular parceria entre Hamilton e Vettel na Mercedes em 2021, aliando na mesma equipe um total de 10 títulos mundiais de F1.
No entanto, essa possibilidade parece distante, dadas as grandes somas financeiras envolvidas, sem falar na necessidade de satisfazer dois pilotos que esperariam ser o líder incontestável da equipe.
O atual piloto da Williams, George Russell, também da Grã-Bretanha, também é um candidato em potencial para uma vaga na Mercedes em 2021, sendo o principal membro do programa júnior da montadora.
GALERIA: Relembre todos os pilotos e carros da história da Ferrari na Fórmula 1
VÍDEO: Felipe Massa revela "causos" hilários da vida na F1 em live
PODCAST: Os cinco maiores mitos e verdades da F1
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Hamilton revela participação na escolha de coadjuvante de filme com Brad Pitt sobre F1
F1: “Exigente" Alonso vem surpreendendo cúpula da Aston Martin nos primeiros dias de equipe
F1: Ocon revela que ficou "muito doente" nas férias devido a vírus pulmonar
F1: Engenheiro experiente de Verstappen deixa cargo na Red Bull
Verstappen e outros pilotos com quatro mundiais de F1 (ou mais)
Vettel e Mick Schumacher se unirão para Corrida dos Campeões em 2025
F1 - Mercedes: Atraso no desenvolvimento é o culpado por performance oscilante em 2024
F1 - Hamilton: "Não penso em me comparar a Schumacher"
F1 - Ralf Schumacher: Lewis não é capaz de fazer o que Michael fez
Últimas notícias
Dakar: Moraes tem 48 horas de tensão no deserto
F1 - Mercedes: Atraso no desenvolvimento é o culpado por performance oscilante em 2024
Dakar: Baciuska tem tempo restituído e vence etapa 2; tempestade força mudança de rota e Sainz é forçado a abandonar
F1: Red Bull ainda mantém portas abertas para Sainz
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.