Chefão da Red Bull descarta contratar Alonso: "Com a Honda, é impossível"
Consultor da equipe austríaca, Helmut Marko diz que não cogita recrutar o espanhol para a vaga do francês Pierre Gasly
Em meio à má fase de Pierre Gasly em sua primeira temporada na Red Bull, vários nomes têm sido ventilados para a vaga do jovem francês, promovido da Toro Rosso nesta temporada. Um dos principais pilotos especulados para correr ao lado de Max Verstappen em 2020 é simplesmente Fernando Alonso, bicampeão da Fórmula 1 em 2005 e 2006 (relembre as atuações mais destacadas do espanhol em galeria especial no fim desta matéria).
Entretanto, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, descartou a possibilidade de contratar o espanhol. Segundo o dirigente austríaco, é “impossível” acertar com Alonso em função de sua relação com a Honda, fornecedora de motores da escuderia de energéticos desde o começo desta temporada.
Leia também:
Em entrevista ao Motorsport.com, Marko comentou a possibilidade de o bicampeão integrar o quadro da Red Bull em 2020: “O entorno de Alonso nos deixou cientes de sua disponibilidade, mas, para a Honda, Alonso é impossível".
Entre as temporadas 2015 e 2017, o espanhol dependeu das unidades de potência japonesas que equipavam a McLaren, escuderia defendida pelo bicampeão até o fim do ano passado, quando a equipe passou a utilizar motores Renault.
A opção do time de Woking pela troca de unidades motrizes se deveu, em grande parte, ao estremecimento da relação com a montadora em função de sucessivas críticas de Alonso à Honda.
Em um dos momentos mais notáveis da tensa relação com a fabricante, o bicampeão chegou a chamar a máquina japonesa de “motor de GP2”, fazendo referência à categoria de acesso à F1, agora renomeada de Fórmula 2.
De acordo com o espanhol, a Red Bull chegou a oferecê-lo, no fim do ano passado, a vaga ocupada por Gasly. O francês foi promovido à escuderia austríaca em função da saída do australiano Daniel Ricciardo, que foi para a Renault.
Alonso, porém, negou: "Eu rejeitei quatro ou cinco propostas. As ofertas que eu tinha, inclusive a da Red Bull, não eram para vencer, mas sim para ficar em quinto, sexto ou sétimo. Essas opções não me entusiasmaram tanto quanto os desafios que tive fora da F1”.
O bicampeão da F1 disputou a temporada completa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), do qual foi campeão após conquistar as 24 Horas de Le Mans pela segunda vez. Já a Honda conquistou seu primeiro triunfo na F1 desde seu retorno à categoria justamente na última etapa, na Áustria, onde Verstappen teve atuação espetacular.
Na corrida de Spielberg, porém, a Red Bull não teve somente o que comemorar. Gasly chegou a tomar uma volta do companheiro holandês e deu mais motivos para que sua saída da equipe seja cogitada.
Entretanto, Marko insiste que a escuderia está fazendo todo o possível para ajudar o francês. O consultor também negou que esteja à procura de substitutos para o ex-piloto da Toro Rosso. "Estamos tentando fazer com que Gasly tenha um desempenho melhor”, disse. "Nossa posição é apoiá-lo da melhor maneira possível".
As 25 atuações mais destacadas de Alonso na Fórmula 1:
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
ANÁLISE F1: Demora da Red Bull em definir pilotos de 2026 pode atrapalhar mais do que ajudar
OPINIÃO F1: McLaren pode ter aberto a 'caixa de Pandora' em Monza
F1: Gasly renova com Alpine até o final de 2028
F1: Aston Martin contrata ex-engenheiro de Schumacher na Ferrari
F1: 'Faremos o mesmo da próxima vez' - Alonso critica falta de punições na largada caótica do México
F1: Alonso diz que Aston Martin "não merece pontos" no GP do México
F1: Red Bull errou e Verstappen poderia ter vencido em Interlagos com uma parada a menos?
F1 - Antonelli brinca sobre perseguição de Verstappen: "Eu não vi o vi chegando!"
F1 - Verstappen fica chocado com resultado "incrível" em Interlagos: "Não esperava isso de jeito nenhum!"
Últimas notícias
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.