Conteúdo especial

Coluna do Massa: "Preparado para o verão"

Brasileiro fala como foi o fim de semana em Mônaco e prevê bons frutos a partir das próximas etapas

Felipe Massa, Williams FW38

Gosto da pista de Mônaco. É um dos desafios mais difíceis da temporada, independentemente das condições meteorológicas. Mas quando chove, como aconteceu no domingo, então todas essas dificuldades são amplificadas.

Me lembro de quando sai dos pits para as voltas de reconhecimento e as condições de aderência estavam realmente difíceis. Eu não era o único a sentir isso. Quando estava pronto para o hino nacional antes do início, tive a chance de conversar com Alonso, Vettel, Bottas e Button e todos nós estávamos preocupados com a falta de aderência.

Portanto, a decisão de ter o início sob Safety Car foi muito sensata. Fizemos muitas voltas e, embora aqueles que estavam em posições de liderança quisessem começar a correr, para aqueles estavam no meio do pelotão, não havia muita visibilidade. Portanto, esperamos mais algumas voltas para as condições melhorarem e no final, acho que tudo foi feito da maneira correta.

Embora a chuva tivesse diminuído gradualmente, posso garantir que não foi uma corrida fácil. Para um piloto em Mônaco é sempre difícil ler o que está acontecendo na corrida, porque não há nenhuma maneira de olhar para além de seus concorrentes diretos.

Minha equipe decidiu esticar meu primeiro stint com os pneus de chuva, o que significava que eu estava na pista quando as condições estavam melhores para os intermediários. Foi uma decisão que foi tomada por causa do tráfego - como era essencial ter uma margem suficiente para ser capaz de fazer um pit stop e, em seguida, voltar à pista na frente da Manor de Pascal Wehrlein. Se não tivéssemos feito isso, então eu teria perdido muito tempo, como aconteceu com os outros pilotos.

Foi por isso que fomos com tudo até a volta 20, quando mudei para os intermediários. Em uma percepção tardia, porém, eu deveria ter tentado permanecer na pista por mais 10 voltas e ir diretamente para os slicks - como Lewis Hamilton fez.

Não seria fácil, mas não era impossível. E se tivéssemos arriscado, como Lewis arriscou, então eu estaria no Top5. Mas, quando tomamos a decisão, parecia ser uma coisa muito arriscada de se fazer.

Meu ritmo no pneu intermediário foi bom. Exceto Sergio Perez, que estava muito rápido, o resto dos meus rivais estavam dentro do alcance.

E, considerando que Mônaco representa a pista mais difícil no calendário para Williams, conseguir um ponto pelo 10º lugar foi visto como um sinal positivo. Especialmente porque significa que sou o único piloto que terminou entre os dez primeiros em todas as corridas até agora nesta temporada.

Trabalhamos muito no setup do carro no fim de semana e quando olhamos para a comparação dos dados de 2015, exceto pela Red Bull, a Williams foi a equipe que mais melhorou.

Eu realmente acho que poderíamos ter feito ainda mais, porém, na classificação, meu primeiro e segundo setores vinham muito bem, mas na parte final da volta, a temperatura dos meus pneus traseiros subia muito e eu perdia todo o tempo que havia conseguido.

Com Mônaco virando passado, o calendário vai para uma sequência de pistas que irá favorecer nosso carro.

Montreal sempre foi um local muito favorável para a Williams e eu vou para lá otimista. Teremos algo novo no carro e esperamos resultados excelentes de nossa unidade de potência, que sempre foi uma arma importante no Canadá.

Depois de Montreal, vem Baku, onde, apesar de não haver referências, possui uma longa reta e isso deve ser uma boa notícia para nós. Vou poder falar melhor no final desta semana, que é quando vou guiar no simulador pela primeira vez.

Em seguida, vem a Áustria e Silverstone, pistas em que normalmente vamos muito bem. Então, isso faz com que tenhamos grandes esperanças de um bom começo de verão de 2016.

In this article
Fórmula 1
Felipe Massa
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Análise técnica: como a Mercedes está contratacando rivais
Próximo artigo Análise técnica: atualizações da Ferrari em Mônaco

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros