Com Massa fora, cai longa sequência brasileira na F1
Uma corrida na categoria ficará sem brasileiros pela primeira vez desde o distante GP de San Marino de 1982






A confirmação de que Felipe Massa ficará de fora do GP da Hungria derruba um tabu que já durava quatro décadas na F1. O país não ficava sem representantes em uma largada na categoria desde 1982.
Massa, doente, foi afastado das atividades após se sentir mal tanto no segundo treino de sexta-feira como na sessão matutina de sábado. Assim, a Williams decidiu escalar o reserva do time, Paul di Resta, para assumir o carro na classificação e na corrida.
A última vez em que um GP ficou sem brasileiros foi no GP de San Marino de 1982. Na ocasião, boa parte do grid ficou de fora das ações devido a um boicote de equipes provocado por uma disputa política entre a FOCA, Associação dos Construtores da F1, e a FISA, órgão esportivo que regulamentava o esporte.
Apenas 14 pilotos compareceram ao autódromo de Ímola para competir. A lista não incluía a Brabham, de Nelson Piquet, a March, de Raul Boesel, e a Fittipaldi, de Chico Serra.
Em ocasiões esportivas normais, a ausência brasileira não era vista desde o GP da Itália de 1977. Na época, o país contava com dois representantes na F1, Emerson Fittipaldi e Alex Dias Ribeiro – José Carlos Pace falecera poucos meses antes em um acidente de avião.
Contudo, ambos não conseguiram se classificar para a prova, já que terminaram a tomada de tempos oficial em 26º e 25º, respectivamente. Apenas os 24 melhores largavam.
Nos últimos 35 anos, o Brasil sempre teve ao menos um piloto alinhado no grid ou, ao menos, oficialmente classificado para correr.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.