Relato da corrida
Fórmula 1 GP da Áustria

Com boa largada, Rosberg vence terceira do ano; Massa é pódio

Alemão se beneficia de melhor pulo e vê Hamilton tomando cinco segundos de punição após passar sobre linha branca.

Pódio: segundo lugar Lewis Hamilton, o vencedor Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 e o terceiro colocado Felipe Massa, Williams
Vencedor Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 comemora no pódio
Os dois primeiros colocados
Pódio: segundo lugar Lewis Hamilton, o vencedor Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 e o terceiro colocado Felipe Massa, Williams
Vencedor Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 comemora no pódio
Pódio: segundo lugar Lewis Hamilton, o vencedor Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 e o terceiro colocado Felipe Massa, Williams

Nico Rosberg conquistou sua 11ª vitória na carreira no GP da Áustria neste domingo. Vencedor da corrida no ano passado, desta vez Nico se utilizou de uma grande largada para superar o companheiro e pole position Lewis Hamilton na primeira curva. O inglês, agressivo, ainda tentou tomar a primeira posição durante a primeira volta, mas Rosberg se defendeu bem e manteve a ponta.

Hamilton ainda tomou uma punição de 5s após passar da linha branca na saída dos boxes depois de sua primeira parada. No entanto, com boa vantagem para o terceiro, isso só estabeleceu sua derrota ante a Nico Rosberg.

Largando em quarto, Felipe Massa se beneficiou de um problema na troca de pneus de Sebastian Vettel. O piloto da Ferrari perdeu muito tempo com o pneu traseiro direito, que demorou a ser trocado por problemas na pistola. Após sair dos pits, Vettel foi atrás do brasileiro fazendo voltas rápidas. No entanto, mesmo obtendo DRS, Massa se manteve em terceiro para ir para o primeiro pódio do ano.

Felipe Nasr fez uma boa corrida, mas acabou sendo vítima da falta de performance da Sauber. Mesmo andando grande parte da prova na zona de pontos, ele foi ultrapassado por Maldonado, Perez e Ricciardo que alongaram o primeiro stint. O piloto acabou sendo o 11º.

A prova acabou mais cedo para as McLarens. Com punições a pagar durante a corrida, o time sequer fez mais de dez voltas. Alonso foi eliminado logo na primeira, em um grande acidente com o finlandês Kimi Raikkonen, que o acertou após a curva 3 e trouxe o Safety Car para a pista. Button parou depois com problemas mecânicos.

Na partida, Hamilton perdeu a liderança para o companheiro Nico Rosberg. Mesmo pressionando o alemão, o inglês não conseguiu recuperar seu lugar antes da metade da primeira volta. Foi quando Kimi Raikkonen destracionou na saída da curva 3, saiu de lado e acertou o espanhol Fernando Alonso. A McLaren subiu no bico da Ferrari, levando os dois para o muro. Mesmo com o acidente espetacular, nenhum dos pilotos sofreu nada.

O Safety Car veio para a pista e ficou por seis voltas. Os dez primeiros eram Rosberg, Hamilton, Vettel, Massa, Hulkenberg, Verstappen, Bottas, Nasr, Sainz e Grosjean.

Com Button abandonando por problemas mecânicos na volta 10, a ordem dos primeiros permaneceu inalterada. Rosberg conseguiu abrir mais de 2s de Hamilton, enquanto Vettel ficava 7s para trás. Massa vinha confortável em quarto. Nasr, que havia sido pressionado por Sainz, mantinha uma boa vantagem para o espanhol.

Com as paradas, Nasr acabou voltando atrás de Grosjean e Bottas, que havia passado Hulkenberg na pista, acabou perdendo a posição para a Force India nos pits. Sainz passou do limite de velocidade nos pits e tomou uma punição de 5s.

Rosberg entrou na volta 34, com Massa indo para os pits uma volta depois. Hamilton entrou na 37 e acabou passando da linha branca na saída dos pits, o que lhe rendeu uma punição de 5s . Rosberg, com uma volta mais rápida após sair dos boxes, manteve a ponta. Sebastian Vettel acabou perdendo o lugar para Massa após a parada.

No entanto, o alemão foi atrás de Massa reduziu sua diferença a 1s. Por sua vez, Nasr enfrentava problemas com os freios e com os pneus, após uma parada no início da janela. Ele andou em oitavo, mas foi ultrapassado por Maldonado, Perez e Ricciardo, que pararam depois.

Vettel chegou em Massa com DRS, mas foi contido pelo brasileiro.

A próxima etapa acontece em Silverstone, na Inglaterra, no dia 5 de julho.

Confira o resultado após 71 voltas:

Pos.  Pilotos  Equipe Diferença Voltas 
Nico Rosberg Mercedes 1:30:16.930 71
Lewis Hamilton Mercedes +0:08.800 71
Felipe Massa Williams +0:17.573 71
Sebastian Vettel Ferrari +0:18.181 71
Valtteri Bottas Williams +0:53.604 71
Nico Hulkenberg Force India +1:04.075 71
Pastor Maldonado Lotus +1 volta 70
Max Verstappen Toro Rosso +1 volta 70
Sergio Perez Force India +1 volta 70
10  Daniel Ricciardo Red Bull +1 volta 70
11  Felipe Nasr Sauber +1 volta 70
12  Daniil Kvyat Red Bull +1 volta 70
13  Marcus Ericsson Sauber +2 voltas 69
14  Roberto Merhi Marussia +3 voltas 68
15  Romain Grosjean Lotus Abandonou 35
16  Carlos Sainz Toro Rosso Abandonou 35
17  Jenson Button McLaren Abandonou 8
18  Will Stevens Marussia Abandonou 1
19  Fernando Alonso McLaren Abandonou 0
20  Kimi Raikkonen Ferrari Abandonou 0
 
In this article
Gabriel Lima
Fórmula 1
Nico Rosberg
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Com carros nos pontos, Force India assume 5ª lugar entre construtores
Próximo artigo O que aprendemos do GP da Áustria?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros