Com escolta policial, FIA assegura GP da China no horário
Federação estipula rotas para fugir de trânsito e equipa hospital alternativo para manter programação da prova em Xangai









A FIA tomou medidas para garantir que o GP da China deste domingo não seja ameaçado pelo mau tempo, que tem prejudicado as viagens de helicóptero para o hospital responsável por atender a Fórmula 1.
Nesta sexta-feira o helicóptero médico não conseguia voar devido a problemas de visibilidade próximo ao hospital, a 38 km do circuito. Em um momento, também foi impossível para o helicóptero sequer decolar da pista.
Em tais circunstâncias, os regulamentos da FIA permitem a transferência para o hospital por terra, mas com um limite de tempo. O Apêndice H do Código Desportivo Internacional diz que uma ambulância pode ser utilizada para uma transferência para o hospital desde que ele "possa ser alcançado em cerca de 20 minutos (exceto para queimaduras graves), independentemente do clima e das condições do trânsito (exceto no caso de força maior). Se estas condições não puderem ser respeitadas, a sessão cronometrada deve ser interrompida”.
Esse tempo de transferência não poderia ser garantido na sexta-feira, mas é entendido que a FIA já providenciou escolta policial para acelerar a viagem.
Além disso, um segundo hospital está disponível a apenas cinco quilômetros da pista. Ele tem instalações para a maioria das circunstâncias, mas não tem o departamento neurológico que o hospital principal tem. No entanto, estão a ser tomadas providências para transferir o equipamento necessário.
No entanto, a previsão do tempo atual sugere que não haverá problemas com o helicóptero. Ventos velozes deverão reduzir a probabilidade de nuvens de baixa altitude.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.