Como a Ferrari de 2008 inspirou o projeto de 2017
A Ferrari SF70H, que ganhou o GP da Austrália, apresenta uma solução aerodinâmica que remete a seu último campeão mundial de construtores na Fórmula 1, em 2008
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
O desenvolvimento da F1 é cíclico, com soluções usadas no passado muitas vezes retornando anos mais tarde em um disfarce ligeiramente diferente para se adequar às novas regulamentações.
Neste ano, a Ferrari voltou a um desenho que usou pela última vez em 2008, embora com um pouco de ajuda de seus rivais, mas a Scuderia fez bons refinamentos...
O design da Ferrari parece muito semelhante à solução gerida pela Mercedes e pela Toro Rosso no ano passado (abaixo), com as entradas colocadas mais para frente e tubagens internas concedendo uma passagem para o fluxo de ar.
Mas, em uma inspeção mais próxima, a equipe fez uma mudança para a tubulação interna, cruzando uma sobre a outra (setas vermelhas), o que deve dar ao fluxo de ar muito mais liberdade em como ele é canalizado para a saída.
A premissa deste novo estilo de duto 'S' pode realmente encontrar suas raízes em uma solução usada pela Ferrari em 2008 (abaixo), com ar aspirado sob o bico e ejetado para fora sobre a superfície do chassi para limitar o desprendimento de fluxo de ar.
Esta tendência para um posicionamento mais avançado das entradas é uma interpretação inteligente dos regulamentos de seção simples, já que não deve haver furos através da estrutura.
Isso permite aos designers colocar a entrada numa localização mais desejável, de modo a poder ter um efeito positivo no fluxo de ar nessa região, em vez de ser limitado por um ponto situado entre 150 mm para a frente ou para a linha central da roda dianteira, como as soluções utilizadas nos últimos anos.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.