Conceito do carro de 2021 da Fórmula 1 decepciona Ferrari
O chefe da equipe Ferrari, Maurizio Arrivabene, diz que seus engenheiros acreditam que o conceito de 2021 da Fórmula 1 está "um pouco abaixo do esperado" e “parece um carro velho da Champ Car"
Uma imagem de um conceito do carro da F1 de 2021 para revisão vazou antes do GP de Singapura deste fim de semana, e um set completo foi revelado oficialmente após a primeira sessão de treinos livres desta sexta-feira.
"Eu estava procurando os carros apresentados há alguns dias. É um bom exercício. Eu perguntei aos nossos engenheiros o que eles pensavam sobre isso”, disse o chefe da equipe Ferrari, Maurizio Arrivabene.
"Eles disseram que, na opinião deles, é um pouco decepcionante e parece um velho Champ Car, mas é um exercício."
Arrivabene fez referências às imagens do conceito de 2021 ao responder a uma pergunta sobre o limite orçamentário proposto pela F1.
As restrições econômicas fazem parte das mudanças radicais que a F1 previu para 2021, com a Ferrari conhecida por se opor à ideia que foi oficialmente apresentada em abril.
Foi sugerido desde então que o limite de US $ 150 milhões não seja introduzido para 2021 e, ao invés disso, entre em fases ao longo de várias temporadas, assim como um limite de pessoal.
"O objetivo de todo mundo é economizar dinheiro, reduzir custos. A questão não é o quê, a questão é como”, completou Arrivabene.
"Como queremos fazer isso? Como queremos manter a F1 no topo do automobilismo? Como queremos continuar desenvolvendo carros que são bonitos para o público? Não é uma equação fácil.”
2021 concept F1
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
O ex-presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, soltou uma ameaça em meio a conversas sobre as mudanças de regras da F1, mas essa postura foi atenuada por seu substituto, Louis Camilleri.
Arrivabene foi modesto em sua posição da Ferrari sobre um teto orçamentário e em se comprometer com a F1 além de 2021, embora insinuasse que permaneceria se opondo se se sentir excessivamente restrito.
"Com relação ao futuro, o Acordo de Concorde, falei com nosso CEO. A decisão é algo que não é minha. Vai ser uma decisão estratégica que envolve todo o grupo.”
"Se de alguma forma um determinado acordo não levar em consideração onde a Ferrari está no mercado, o DNA da Ferrari... repito, é uma decisão estratégica.”
"Claro que eu dou minhas informações, nós discutimos sobre isso, mas ele é quem que vai falar com as pessoas apropriadas."
Veja um comparativo entre o carro de 2018 e o conceito para 2021 (em inglês)
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.