Mônaco cancela GP, que fica de fora da F1 pela 1ª vez desde 1954
Será a primeira vez desde 1954 que um dos maiores eventos do automobilismo mundial não será realizado

Após primeiro ser anunciado como um dos eventos adiados pela Fórmula 1 nesta quinta-feira, por causa da pandemia de coronavírus, a organização da prova informou que o GP de Mônaco de 2020 está totalmente cancelado. Será a primeira vez sem a etapa monegasca desde 1954.
A decisão foi tomada pelo Automobile Club de Monaco (ACM), que organiza o GP, entendendo que, diante de tantas incertezas sobre as consequências do Covid-19, com o campeonato e pessoas ligadas ao evento, a corrida não teria condições de ser realizada neste ano.
O comunicado da ACM diz:
“A situação atual em relação à pandemia mundial e seu caminho desconhecido de evolução, a falta de entendimento sobre o impacto no Campeonato Mundial de F1 da FIA 2020, a incerteza quanto à participação das equipes, as consequências em relação às diferentes medidas de confinamento adotada por vários governos em todo o mundo, as restrições multilaterais de acesso ao Principado de Mônaco, a pressão sobre todas as empresas envolvidas, seu pessoal dedicado que não pode realizar as instalações necessárias, a disponibilidade da força de trabalho e voluntários indispensáveis (mais de 1500) necessários para o sucesso do evento significa que a situação não é mais sustentável.”
“Como resultado, e após cuidadosa consideração da gravidade dessa crise em todo o mundo, é com grande tristeza que o Automobile Club de Monaco tomou a decisão de cancelar o 78º Grande Prêmio de Mônaco.”
“Para todos os fãs, espectadores, parceiros e nossos membros, o Conselho de Administração deseja expressar seus sinceros sentimentos pelo evento não poder ser adiado e, sob nenhuma circunstância, será possível organizar esses eventos ainda este ano.”
A confirmação de que o Mônaco não buscará uma nova data significa que, realisticamente, cinco das sete corridas que já foram suspensas podem ser remarcadas pela F1.
Esta não é a primeira vez que o GP de Mônaco não é realizado dentro do Campeonato Mundial de F1. Em 1951 a prova não foi realizada devido a preocupações orçamentárias e porque as regras dos carros mais novos e rápidos ainda não haviam sido elaboradas. As edições de 1953 e 1954 não aconteceram por conta de desentendimentos quanto aos tipos de carros que poderiam participar dessas competições.
Veja como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor
VÍDEO: A queda de braço das equipes no cancelamento do GP da Austrália
PODCAST #034: O calendário da F1 2020, o coronavírus e a Porsche Cup Brasil em Interlagos
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.