Últimas notícias

Domenicali: “A meta é clara e não tenho que repeti-la”

Chefe de Massa e Alonso diz não saber onde a Ferrari está em relação aos rivais e pressiona estrategistas da equipe

A Ferrari começa a temporada de 2011 remoendo a perda do título de pilotos ano passado, após um erro estratégico que fez com que Fernando Alonso tivesse que se contentar com o vice. Desde então, o time promoveu uma reorganização interna e só fala em título para este ano.

O chefe da equipe, Stefano Domenicali, acredita que o fator decisivo para isso serão os pneus. ”Na parte técnica, a chegada da Pirelli é muito importante e será fundamental continuar a compreender como os pneus funcionam, para usá-los da melhor maneira possível”. O italiano acredita que a novidade faça com que a estratégia aos domingos seja mais determinante do que a posição na classificação.

“Pelo que vimos nos testes, os compostos são muito diferentes em relação aos que tínhamos. Portanto, temos que adotar uma abordagem nova, mesmo porque, claramente, o número de pitstops será maior. Isso é significativo em termos do trabalho da equipe nas corridas, porque ter mais pitstops quer dizer que o papel dos membros do time se tornará até mais importante para o resultado das corridas", diz  Domenicali. 

"Outro impacto é que a classificação deve ser menos importante que em 2010. É vital acertar na estratégia para ganhar a prova”, afirmou o chefe da Ferrari por meio da assessoria de imprensa da equipe.

Na corrida de Melbourne do ano passado, a Ferrari conseguiu um terceiro lugar com Felipe Massa e um quarto com Fernando Alonso. Domenicali vê seus pilotos passando por momentos distintos na carreira.

”Vejo ambos os pilotos muito motivados e por razões diferentes. Fernando teve uma pré-temporada fantástica em relação à preparação física e aos testes. Ele está ansioso para chegar a Melbourne, porque depois de uma incrível segunda metade do campeonato ano passado, pretende esquecer o que aconteceu na última corrida, em Abu Dhabi", afirma. "Felipe, por sua vez, está muito forte mentalmente e mal pode esperar a temporada, que será muito importante para ele”, completa Domenicali.

Em relação ao rendimento do 150º Itália, que se mostrou confiável na pré-temporada, o comandante prefere não arriscar. “O clima na equipe é bom e todos estão ansiosos para que chegue Melbourne, para ver onde estamos em relação aos rivais. Sou muito cuidadoso em avaliar nosso rendimento nos testes. Completamos o que estava programado e observamos a concorrência, mas como não sabemos exatamente o que eles estão fazendo, tenho de manter a cautela”.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Glock "mata saudade" de carro no GP da Austrália
Próximo artigo GP australiano tem domínio inglês nos últimos anos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil