Domenicali pede que comunidade da F1 "mantenha a calma" em relação às regras de 2026
Chefe da categoria afirmou que "não entende o pânico” em relação ao novo regulamento, demonstrando apoio à FIA e às equipes para resolverem problemas que possam surgir
O CEO e presidente da Fórmula 1, Stefano Domenicali, pediu aos fãs que “mantenham a calma” em relação às novas regulamentações de 2026, que já foram alvo de críticas antes mesmo do início da temporada.
As mudanças regulamentares giram em torno de um motor elétrico muito mais potente e combustíveis sustentáveis, medidas que atraíram o envolvimento da Audi, GM e Ford e levaram a Honda a reverter sua decisão de se retirar.
Mas a ambiciosa divisão de quase 50/50 entre energia elétrica e motor a combustão tem causado muitas dores de cabeça às equipes e aos pilotos até agora. Na pré-temporada do Bahrein, os carros não tinham energia suficiente para dar a volta completa em alta velocidade.
Vários pilotos também expressaram seu descontentamento com as técnicas dramáticas de coleta de energia exigidas pelas novas unidades de potência, mesmo que os carros mais leves e menores tenham recebido, em geral, aprovação. Também há dúvidas em alguns setores sobre a segurança das velocidades de aproximação e sobre os carros não terem energia suficiente nas retas para proporcionar oportunidades de ultrapassagem.
Espera-se que essas questões sejam um desafio ainda maior em outros circuitos do calendário, como o Albert Park, em Melbourne, local da abertura da temporada de 2026.
Mas, embora a FIA e a FOM deixem a porta aberta para ajustes adicionais caso a caso, se forem necessários por motivos de segurança ou para o benefício do espetáculo na pista, Domenicali diz que a comunidade da F1 não deve reagir exageradamente às novas regulamentações antes que uma volta competitiva seja feita na Austrália.
“Não sinto essa ansiedade. Precisamos manter a calma porque, como sempre, quando há algo acontecendo com novos regulamentos, há sempre a dúvida de que tudo está errado”, disse Domenicali à mídia, incluindo o Motorsport.com.
“Posso garantir que na Comissão da F1 houve uma discussão aberta para colocar em discussão possíveis soluções para resolver esse tipo de problema [a falta de energia]. E, portanto, haverá uma reunião antes do início da temporada para evitar reações exageradas, porque está bastante claro que precisamos evitar reações exageradas. Acabamos de entrar em uma nova jornada, por isso precisamos manter a calma", continuou.
"Se houver algo que seja útil e possa ser implementado imediatamente, vi uma abordagem muito aberta por parte da FIA e também das equipes, que demonstraram a mesma abordagem para, eventualmente, resolver estas questões que estão em discussão para serem resolvidas", acrescentou.
Foto: Steven Tee / LAT Images via Getty Images
Domenicali não acredita nas preocupações com uma possível falta de ultrapassagens e, depois de assistir aos carros na pista durante os testes de pré-temporada no Bahrein, ele está convencido de que a nova geração é tão emocionante de assistir quanto a anterior.
“Eu não entendo todo esse pânico que está rolando, porque haverá corridas incríveis e muita ação”, explicou. “Por isso, como eu disse, a prudência sempre faz parte do meu estilo. E, de qualquer forma, se algo não for como gostaríamos, acho que a credibilidade do esporte está em podermos nos sentar com pessoas responsáveis, os técnicos e a FIA, para encontrar soluções".
“Quero garantir aos fãs que este é um espetáculo incrível, porque eu estava na pista para ver de fora, com os olhos de um fã. Não vi nenhuma diferença, seja na velocidade, seja no som. É claro que os fãs mais 'sofisticados' vão perceber os sons diferentes em determinadas situações, mas garanto que 99,9% não vão sentir isso, porque é impossível. Então quero ser positivo nesse aspecto. E, como disse, se algo tiver que ser corrigido, haverá tempo e medidas que podemos tomar juntos, como um sistema, para reagir", finalizou.
Mercedes realmente FAVORITA? RBR ESCONDENDO o jogo? Ferrari SONHANDO? TUDO sobre testes FINAIS da F1
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários