Dunne deixa academia da McLaren e rumores apontam ida para Red Bull na F1; entenda
Piloto anunciou que terminou seu contrato com a equipe de Woking com efeito imediato, mas não deu indicativos de qual será seu futuro
A McLaren rescindiu o contrato com Alex Dunne com efeito imediato. O jovem piloto fazia parte do Programa de Desenvolvimento de Pilotos e defende a equipe Rodin Motorsport na Fórmula 2. A notícia foi uma surpresa, mas há possíveis negociações silenciosas acontecendo nos bastidores da Fórmula 1.
Em uma breve declaração, a equipe anunciou: "A McLaren Racing encerrou seu contrato com Alex Dunne, membro do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. Foi um prazer trabalhar com Alex no último ano e poder contribuir para seu sucesso e crescimento como piloto por meio do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren".
"Alex será liberado com efeito imediato. Desejamos a Alex tudo de melhor em sua carreira daqui para frente".
Nenhuma razão foi dada para essa saída repentina depois que o irlandês foi adicionado à lista de desenvolvimento da equipe em maio de 2024. O jovem de 19 anos era um nome proeminente na equipe, com ele também ocupando um cargo de piloto reserva e de desenvolvimento na equipe NEOM McLaren Formula E.
Ele também recebeu quilometragem nesta temporada de F1, tendo pilotado o MCL39 durante o TL1 no GP da Áustria e no GP da Itália.
Esse é um movimento interessante para Dunne, bastante parecido com o que aconteceu com Gabriel Bortoleto no fim de 2024, antes de assinar com a Sauber.

Alex Dunne, Rodin Motorsport
Foto de: Formula Motorsport Ltd
Possível ida para a Red Bull?
Não é nenhum segredo que Helmut Marko está buscando talentos no grid da F2, já que as opções sob o guarda-chuva da Red Bull estão se esgotando. No momento, a equipe de Milton Keynes e a Racing Bulls estão em um impasse sobre o que fazer com seus pilotos na próxima temporada.
Ao que tudo indica, os únicos que estão com seus assentos garantidos são Max Verstappen, que tem contrato até 2028 com a equipe taurina, e Isack Hadjar, que, inclusive, pode ser promovido para ser companheiro do tetracampeão.
Isso deixa Liam Lawson e Yuki Tsunoda com a corda no pescoço. Os dois ainda não convenceram totalmente o alto escalão das equipes e precisam continuar provando que são dignos de estarem defendendo as cores de suas respectivas equipes (ou o japonês seria 'rebaixado' de volta para a Racing Bulls?).
Outro nome que tem circulado a garagem taurina é o de Arvid Lindblad, piloto de apenas 18 anos que é considerado o "novo Verstappen". Segundo rumores do paddock, ele poderia receber a oportunidade de correr pela Racing Bulls no próximo ano.
O Motorsport.com apurou que a saída de Dunne da academia da McLaren não está necessariamente relacionada a possíveis negociações com a Red Bull. Na verdade, o fim da parceria teria acontecido porque o piloto não concordou com a oferta mais recente da equipe de Woking e, desta maneira, decidiram se separar.
A McLaren tem contrato com Lando Norris e Oscar Piastri até o fim de 2027, então o irlandês não teria nenhuma chance de ser promovido nos próximos anos. Como citado anteriormente, essa foi uma decisão muito parecida com Bortoleto.
Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.