Conteúdo especial
Fórmula 1 GP da Austrália

Engenheiro foi peça fundamental na vitória de Vettel

Iñaki Rueda é o estrategista de corrida da Ferrari no domingo subiu ao pódio da Austrália com Vettel e Raikkonen depois de ter sido decisivo na vitória do alemão... embora médicos tenham o aconselhado descansar por problemas intestinais

Sebastian Vettel, Ferrari and Kimi Raikkonen, Ferrari, Mark Webber
Inaki Rueda, Ferrari Race Strategist celebrates with the trophy on the podium
Inaki Rueda, Ferrari Race Strategist celebrates with the trophy on the podium
Inaki Rueda, Ferrari Race Strategist, Sebastian Vettel, Ferrari and Kimi Raikkonen, Ferrari celebrat

Sebastian Vettel subiu no pódio da Fórmula 1 pela 100ª vez neste domingo no GP da Austrália e foi acompanhado não só de Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton, mas também do estrategista de corrida da Ferrari, o espanhol Iñaki Rueda.

Depois de estudar engenharia mecânica na Universidade do Colorado, ele completou um curso de pós-graduação de engenharia de automobilismo na Universidade de Cranfield e deu seus primeiros passos na McLaren como engenheiro de sistemas de 2004 a 2005.

Depois ocuparia o papel de engenheiro de controle na Jordan de 2005 a 2006, para assumir o mesmo papel na Renault de 2006 a 2011, coincidindo com o segundo Mundial de Fernando Alonso.

Rueda, em seguida, foi para a Lotus como chefe de estratégia e lá ficou até 2015 e deu o salto para a Ferrari como chefe de estratégia atendendo ao chamado da Garagem Virtual, como responsável por simular a corrida a partir de Maranello.

O espanhol não teve um fim de semana tranquilo, não só porque a sua posição implica uma alta tensão quando as voltas de pit stops se aproximam ou quando algo inesperado atrapalha o desenvolvimento normal de corrida, mas também porque contraiu um vírus intestinal no momento da chegada a Melbourne no início da semana.

Os médicos da equipe o aconselharam a voltar ao hotel e descansar, mas Rueda não atendeu e subiu no muro dos boxes como de costume neste domingo no Albert Park.

Com a adrenalina da corrida, Rueda começou a desfrutar e desempenhou um papel decisivo na primeira vitória do ano para Sebastian Vettel. O espanhol teve um papel importante no meio da corrida, quando a entrada do safety car virtual abriu uma oportunidade de ouro para a equipe de Maranello.

Rueda tinha claro e aproveitou a oportunidade para o alemão deixar os boxes na frente de um Hamilton atônito.

"Não tive outra escolha senão aproveitar o gancho. Temos dois carros [no top 5], um deles precisou morder a isca", disse aos microfones da Movistar + F1.

"O divertido é vencer as corridas, estar no pódio ou não é secundário. A melhor coisa foi quando ultrapassamos Hamilton nos boxes, foi muito emocionante."

Veja os destaques do GP da Austrália 

In this article
Roberto Chinchero
Fórmula 1
Kimi Raikkonen
Sebastian Vettel
Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Sirotkin: Embalagem de sanduíche arruinou minha estreia
Próximo artigo Verstappen critica “entediante” e “inútil” GP da Austrália

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros