Entenda como Hamilton pode ser campeão no México
Piloto e equipe construíram vantagem tão ampla que podem se garantir com desempenho mediano até o fim do ano
Para Lewis Hamilton erguer o caneco depende apenas do próprio desempenho, já que sua vantagem para os rivais permite que ele chegue fora do pódio em todas as corridas restantes. No entanto, os números mostram que o piloto da Mercedes deverá conquistar o título antes do fim do campeonato.
Leia também:
- Podcast #012 - A Ferrari tem que escolher entre Vettel e Leclerc?
- Brawn vê "rivalidade potencialmente explosiva" entre Vettel e Leclerc
- Alonso? Chefe da McLaren afirma que Norris e Sainz são o futuro da equipe
- Pai de Verstappen dispara contra fase da Red Bull: "Coloque Max em um bom carro e ele brigará pelo título"
Além de Hamilton, a Mercedes também precisa apenas de resultados medianos para vencer o mundial de construtores, tendo uma diferença confortável para a Ferrari, ainda que os italianos sejam uma 'ameaça' à conquista das flechas de prata. Com a boa vantagem que possuem, piloto e equipe devem terminar o ano com o sexto título. Entenda em detalhes:
Se Hamilton não vencer mais
Neste caso, a sexta conquista continua dependendo de resultados simples, pois mesmo que Bottas vença todas as cinco provas, Hamilton precisaria somar apenas 57 pontos, o que poderia conseguir chegando em quarto em todas as etapas, ou conseguindo, por exemplo, dois terceiros e mais três quintos lugares.
Em relação à Charles Leclerc, Sebastian Vettel e Max Verstappen, a situação é ainda mais confortável, pois o britânico só precisa de dois quartos lugares para eliminar os três da briga pelo título, mesmo que um deles vença tudo daqui para frente.
Para faturar o título no México sem vencer mais, o britânico precisa apenas chegar entre segundo e quarto nas duas provas restantes e somar obrigatoriamente cinco pontos a mais que Bottas.
Com mais uma vitória
Se vencer no Japão, Hamilton poderia ser campeão mais cedo, pois ampliaria a vantagem sobre todos os rivais. Neste caso, o piloto da Mercedes poderia ser campeão no México se chegasse à frente de Bottas. Caso o finlandês vença a prova na terra dos sombreros e da tequila, o pentacampeão poderia se garantir em Austin, bastando novamente, terminar uma posição na frente do companheiro.
Com duas vitórias
Uma conquista dupla nas próximas etapas daria o título ao britânico sem que ele dependa dos resultados de Bottas, ou dos rivais da Ferrari e Red Bull. Ainda que o companheiro termine em segundo e faça a melhor volta nas duas corridas, a diferença seria superior aos 78 máximos que o finlandês somaria nas três provas seguintes.
Mercedes também deve faturar hexa em breve
Atualmente, a equipe alemã tem 571 pontos, contra 409 da Ferrari. Nas próximas corridas, o máximo que uma equipe pode somar são 220 pontos, o que significa que o máximo que a escuderia de Maranello pode atingir são 629 pontos.
Para a Mercedes depender apenas de si mesma, bastaria somar mais 58 pontos, ou seja, Hamilton e Bottas poderiam terminar as cinco etapas restantes entre a sexta e oitava posições, mesmo que a Ferrari vença todas as etapas.
Se fizer uma dobradinha no GP do Japão, a Mercedes sai de Suzuka com o sexto título mundial em mãos, já que a Ferrari estaria 177 pontos atrás na melhor das hipóteses, com apenas mais 176 em jogo.
HAMILTON SEGUE A PERSEGUIÇÃO AO RECORDE DE SCHUMACHER
GALERIA: Top 50 de líderes de corridas dos Mundiais de Fórmula 1
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
HAMILTON SOBRA E FERRARI BATE-CABEÇA
O pentacampeão ficou mais perto do hexa ao vencer o Grande Prêmio da Rússia no último domingo. A vitória de Hamilton veio muito graças a uma "trapalhada" da Ferrari na estratégia que criou mais uma capítulo de tensão entre Charles Leclerc e Sebastian Vettel. Isso foi tema de debate no último podcast do Motorsport.com. Ouça abaixo.
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 - Entenda a grande novidade do carro de 2022: o efeito solo
Após ano marcado por mortes nas pistas, veja a evolução da segurança na Fórmula 1
A década da Fórmula 1: Duas hegemonias e baixa competitividade
F1: Hamilton sobre Ferrari: "Ainda não consigo acreditar que irei vestir vermelho no próximo ano"
F1 - Russell sobre vitória contra Hamilton em classificação: "Estou pilotando melhor do que nunca"
F1: Marko duvida que passagem de Hamilton pela Ferrari seja bem-sucedida
F1: Red Bull tentará tirar proveito da 'explosiva' dupla da Ferrari em 2025
Após saída da Red Bull na F1, Pérez tem "negociações avançadas" para correr no WEC, afirma mídia espanhola
F1: Ferrari define data para apresentar carro de 2025; saiba mais
Últimas notícias
F1: Red Bull tentará tirar proveito da 'explosiva' dupla da Ferrari em 2025
F1 - Piastri: Melhorar performance na classificação é meu grande foco para 2025
EXCLUSIVO: Entenda como funcionará o kit de resfriamento dos pilotos na F1 2025
F1: Chefes de equipe elegem os 10 melhores pilotos da temporada 2024
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.