Entenda projeto de categoria alternativa à F1 liderado por empresário polêmico
Zoran Stefanovic tentou ingressar na principal categoria do automobilismo mundial mais de uma vez; agora, ele detalha o planejamento por trás da ideia de criação da própria 'competição alternativa'
Após ser rejeitado pela Fórmula 1 ao tentar criar sua própria equipe em diferentes épocas e de diversas maneiras, Zoran Stefanovic decidiu criar a própria categoria de corrida a qual, segundo ele, será "a principal categoria" do mundo.
Stefanovic tentou ingressar na F1 pela primeira vez em 1997, mas não tinha o dinheiro necessário. Em 2009, a Toyota saiu da categoria e o sérvio chegou a adquirir maquinário e peças da marca, tendo em mente a equipe Stefan GP, que já tinha quase 200 funcionários e planejava ingressar no grid em 2010, mas a operação também não deu certo. O empresário tentou novamente em 2015 e 2017, mas o projeto não foi para frente.
Agora, Stefanovic, que é presidente da World Motorsport Confederation (WMC, Confederação Mundial de Automobilismo) anunciou que pretende criar a própria categoria de competição, a Formula World Championship (Campeonato Mundial de Fórmula). Em comunicado a imprensa na última quarta-feira, foi divulgado que o objetivo da disputa é "promover o automobilismo, incentivar a prática esportiva entre os jovens e organizar competições de excelência, colaborando com uma rede global de organizações, garantindo uma abordagem unificada para o avanço do esporte a motor".
O plano é para um calendário com 17 etapas, passando por todos os continentes. Os organizadores esperam que o campeonato comece a valer dentro de dois ou três anos e tenha até 14 times, cada um com dois pilotos.
De acordo com o site PlanetF1, o WMC "já iniciou negociações com autódromos ao redor do mundo e, neste momento, tem o interesse de sete países em sediar corridas do Campeonato Mundial de Pilotos da WMC™, em acordos de longo prazo". Ainda segundo a publicação, negociações com equipes ainda não começaram oficialmente pois o processo de seleção não está aberto. Porém, se houver interessados, podem entrar em contato para um futuro convite.
Em entrevista para o site PitPass, Stefanovic esclareceu que sua intenção "não é ter uma rivalidade" com a F1 e afirmou que estão "no mesmo nível em todos os aspectos e, muito provavelmente, os fãs acharão até mais interessante do que a atual categoria da FIA".
"Não somos uma plataforma para montadoras de carros de rua e definitivamente não somos salvadores do mundo, pois não estamos projetando carros para ajudar fabricantes desenvolvendo veículos elétricos ou híbridos. Projetamos carros para correr e competir. Para que os pilotos possam fazer a diferença", continuou. Ele ainda deu detalhes técnicos sobre os monopostos que serão utilizados, dizendo que as regras d campeonato são "verdes".
"Usamos combustível sintético, mas sem KERS, ERS térmico ou propulsão elétrica. Apenas motor a combustão interna puro. Organizamos o campeonato como uma categoria esportiva e de entretenimento, não um laboratório. Eles têm um conceito aerodinâmico completamente diferente, permitindo que pilotos disputem de verdade e não apenas pilotem", explicou. "Os pilotos devem pilotar sem qualquer tipo de assistência eletrônica, com câmbio manual e sem possibilidade de alterar os carros por telemetria durante a corrida. A segurança é do mesmo nível ou até superior à dos carros atuais da F1".
Os carros, do modelo 'WMC Formula' que todos terão que usar, serão desenhados e fabricados pela Formula Race Management, pesando 650 kg e equipado com um motor naturalmente aspirado, com mais de 850cv.
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.