Equipes aprovam mudança na classificação para 2014, diz revista
A partir deste ano, todos os pilotos que forem ao Q3 receberão um jogo de pneus a mais para conseguir a pole position


Segundo a revista inglesa Autosport, o Grupo Estratégico da Fórmula 1 teria aprovado após reunião nesta semana um novo formato para o treino classificatório. A partir de agora, todos os pilotos que forem ao Q3 terão direito de um jogo de pneus a mais para disputar a pole position, desta forma não precisando se preocupar em preservar seus compostos.
A preocupação era de que os pilotos ficassem nos boxes e não participassem da última sessão para economizar os pneus. Com a mudança, todos que forem ao Q3 serão obrigados a largar com os pneus com os quais fizeram seu melhor tempo durante o Q2.
Ainda segundo a publicação, o Q1 seria reduzido de 20 para 18 minutos para que o Q3 seja aumentado de 10 para 12 minutos para que pilotos possam fazer duas tentativas. A mudança ainda terá de ser colocada em votação no Conselho Mundial da FIA antes do GP da Austrália.
Falando à revista recentemente, Jean Todt apoiou as mudanças no treino.“É construtivo rever o formato da classificação”, disse.
“Algumas pessoa dizem: 'Não podemos sair no Q3 porque não teremos pneus suficientes'. Não estamos falando em nos envolver em uma revolução. Refinando e fazendo pequenos acertos, podemos chegar a algo melhor.”
Os times também chegaram a discutir possíveis mudanças na homologação dos motores, tendo em vista os problemas enfrentados pela Renault, mas estas foram rejeitadas. Também não foi para frente a ideia de Bernie Ecclestone de ampliar os pontos dobrados para as três últimas provas do campeonato.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.