Equipes da F1 veem grandes dificuldades em manter foco em projeto de 2021
Red Bull, Mercedes e Ferrari terão que lidar com grande mudança de conceito de carro para 2021, enquanto trabalham para se manter competitivos neste ano e para a próxima temporada
Embora os regulamentos técnicos completos para 2021 não devem ser publicados até o final de outubro, as equipes da F1 têm uma ideia aproximada do que os novos projetos implicarão.
No entanto, a preparação para essa mudança de regra é difícil porque nada está finalizado e, ao mesmo tempo, os times estão completando a temporada de 2019 e estão no meio do desenvolvimento de seus carros para 2020.
Questionado pelo Motorsport.com sobre o quão difícil está sendo trabalhar no modelo de 2021 nessas circunstâncias, o engenheiro-chefe da Red Bull, Paul Monaghan, disse: "É um grande desafio.”
“Queremos superar esses caras [Mercedes e Ferrari], somos obrigados a olhar para os regulamentos de 2021 agora e a negociação está em andamento sobre como eles serão.”
“Portanto, nossos recursos estão sendo empurrados e puxados em várias direções e a mudança proposta para 2021 é enorme.”
As equipes de F1 geralmente reduzem o desenvolvimento do carro da temporada atual após as férias de verão e neste ano não está sendo diferente, restando cinco corridas para o fim.
Isso permite que o foco na fábrica mude para a temporada seguinte, mas um lançamento particular para 2021 significa que as equipes precisam descobrir como dividir ainda mais os recursos.
Respondendo à mesma pergunta que Monaghan, o diretor técnico da Mercedes, James Allison, disse que uma grande mudança nas regras é sempre "muito desafiadora" para as equipes, mas, embora a revisão de 2021 seja significativa, as equipes ainda não podem dedicar muita atenção a ela.
"Esta mudança é certamente muito maior que a maioria das anteriores e isso o tornará especialmente desafiador", disse ele.
“Eu diria que, no entanto, a natureza exata dessas regras ainda está sendo discutida.”
“E, portanto, a quantidade real de trabalho que pode ser feita no momento é relativamente limitada porque, precisamente onde essas regras serão alteradas ainda não está definida.”
"Mas vai ser difícil."
Laurent Mekies, diretor esportivo da Ferrari, acrescentou que o foco da equipe ainda estava em refinar as regras de 2021.
A Ferrari não está feliz com as restrições técnicas planejadas que foram apresentadas para reduzir custos e seu foco tem visado por mais liberdade.
"Temos um show muito bom no momento e sempre somos um pouco cautelosos em termos uma mudança tão grande", disse Mekies.
"Pode haver muitas consequências não intencionais e é algo que ainda estamos obviamente discutindo com as partes interessadas para garantir que não terminemos com algo que não é tão bom quanto o que temos agora.”
Analisamos as propostas técnicas para 2021
Recentemente a Fórmula 1 divulgou as primeiras imagens de um modelo de testes sendo testado no túnel de vento da Sauber (Alfa Romeo). De acordo com os responsáveis técnicos, o carro mostrou resultados positivos no que diz respeito a redução da turbulência que hoje dificulta que os pilotos façam ultrapassagens.
Isso se deve à aplicação do efeito solo, algo que a categoria baniu nos anos 80 por conta do elevado número de acidentes associados à tecnologia. Relembre o teste do carro e nossas análises sobre a F1 de 2021 e sobre o efeito solo.
O teste no túnel de vento:
Nossa análise exclusiva do modelo 2021:
Efeito Solo
O controverso sistema que 'gruda' os carros ao chão e beneficia as ultrapassagens já foi banido da Fórmula 1 no passado por ser considerado muito perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre as curiosidades sobre o efeito solo:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.