Ex-F1 faz alerta sobre incerteza envolvendo novo engenheiro de corrida de Hamilton
Comentarista de F1 da Sky Sports questionou a demora da Ferrari em nomear o novo nome que acompanhará o heptacampeão em 2026
O ex-piloto de Fórmula 1 e comentarista da Sky Sports F1 Karun Chandhok expressou preocupações sobre as mudanças envolvendo o engenheiro de corrida de Ferrari de Lewis Hamilton.
O heptacampeão está atualmente trabalhando com um engenheiro de corrida interino durante os testes privados para a temporada 2026 em Barcelona, após a Ferrari confirmar no início de janeiro que seu engenheiro de corrida de 2025, Riccardo Adami, assumiria outra função na Scuderia.
Hamilton se juntou à equipe de Maranello antes da temporada de 2025. Embora tenha comemorado uma vitória na corrida sprint na China, ele não conseguiu subir ao pódio em um GP no seu primeiro ano com o time italiano.
Além das dificuldades de adaptação à nova equipe, o piloto britânico não pareceu se entrosar com Adami, com vários momentos de irritação entre os dois sendo transmitidos ao vivo para o público.
A Ferrari ainda não confirmou quem assumirá o lugar de Adami em 2026, e o atraso nessa decisão acendeu um sinal de alerta para Chandhok.
“Outra coisa que me preocupa é a situação do engenheiro dele,” disse Chandhok ao Sky Sports F1. “Pelo que entendemos, Bryan Bozzi, que é o engenheiro de corrida de Charles Leclerc, estava cuidando do carro [na terça-feira], inclusive do de Lewis. Isso me confunde, para ser sincero. Essa relação entre piloto e engenheiro de corrida é extremamente importante".
“Receber o feedback do piloto, na minha experiência, uma boa relação engenheiro-piloto envolve coisas não ditas. Quando um está reclamando de algo, o outro consegue terminar a frase e dizer ‘vamos fazer assim’".
“Eles não criaram uma situação para que Lewis construa essa relação durante o inverno [europeu] .Eu gostaria de vê-lo fazendo dias de simulador [ou] pegando um carro TPC para se entrosar com um novo engenheiro de corrida".
"É preciso integrar essa pessoa na estrutura de engenharia da equipe de corrida. Eles têm que trabalhar em um ambiente junto com os outros engenheiros quando o piloto não está presente".
“O público ouve a discussão entre piloto e engenheiro, mas isso é apenas um microcosmo das conversas maiores que acontecem naquele escritório de engenharia. Para mim, estou um pouco confuso que, enquanto estamos aqui, já começamos os testes e essa construção de vínculo e relacionamento ainda não começou, depois de uma temporada que não foi boa", concluiu.
Causos com GALVÃO, REGI, EVERALDO MARQUES, BURTI e cia: ALFREDO BOKEL diz TUDO dos jornalistas da F1
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários