Ex-piloto de testes da McLaren: "Senna era incrivelmente egoísta"
Mark Blundell falou sobre o tricampeão em entrevista ao podcast oficial da F1, relembrando de histórias vividas com Senna
Mesmo mais de 20 anos após sua morte, Ayrton Senna continua sendo um tópico muito discutido no mundo da Fórmula 1. E os tópicos são variados: dos trabalhos de caridade no Brasil até sua morte em Ímola. Mesmo assim, essas histórias parecem ter deixado de lado outro traço da personalidade do brasileiro, que só se via nas pistas.
Segundo o ex-piloto da McLaren, Mark Blundell, o brasileiro era uma mescla de "gênio com louco". Pelo menos foi assim que ele o descreveu em entrevista ao Beyond the Grid, podcast oficial da F1, onde também disse: "Ele também era incrivelmente egoísta. Sempre fez de tudo para garantir que teria tudo que precisava para vencer".
Leia também:
- Chuva, incêndio de Verstappen e Senna esperando o reboque: as histórias por trás das melhores fotos da Fórmula 1 (Parte 1)
- Mural de Eduardo Kobra em homenagem a Senna tem lançamento virtual no aniversário de Interlagos
- Hoje chefe da equipe, filha de Frank Williams revela paixão juvenil por Senna: "ele era um Deus"
Blundell foi piloto de testes da McLaren em 1992, justo quando Senna dividia a equipe com Gerhard Berger. Era o momento que a Williams estava próxima de alcançar o topo da F1 com seu carro de outro mundo, com a suspensão ativa, um avanço que a McLaren tentou desenvolver através do britânico.
Foi justo em uma das atividades relacionadas com esse desenvolvimento que o piloto relembrou de um capítulo vivido com Senna.
"Me lembro de um teste em Ímola. Estava no carro que tinha a suspensão ativa e meu tempo de volta foi um pouco mais rápido que o de Senna, que correu sem isso", disse Blundell, que destacou que o brasileiro não acreditava que um piloto de testes havia andado mais rápido que ele. "Assim que saiu do carro estudou os dados e analisou o que estava acontecendo".
"Eu precisava ir ao aeroporto e tinha combinado com Josef Leberer, o fisio, que ele me levaria. Estávamos sentados e eu disse: 'Bem pessoal, tenho que ir para o aeroporto agora. Josef, pode me levar?'. Aí Senna levantou a cabeça rapidamente e disse: 'Não, você vai ficar aqui'".
"Várias pessoas estavam presentes na reunião, e não disseram nada. Todos ficaram mudos. Eu disse: 'Mas como? Preciso ir para o aeroporto. Josef vai me levar. Tudo está planejado'. Senna levantou a cabeça de novo e disse: 'Não. Você vai ficar'".
"Foi um jogo psicológico dele para tentar me fazer entender que eu era o piloto de testes, o substituto".
Continuando com o relato, ele explicou: "Era assim que trabalhava, entendi isso depois. Ele sempre tirava o máximo proveito das pessoas ao seu redor. Ele tinha o dom de falar sobre algo e acionar um sistema sem que as pessoas ao seu redor percebessem o quão grande era essa pressão".
O ex-piloto também relembrou outra história de quando estava no avião com Senna, e sua assessora Betise Assumpção o entregou uma pasta com recortes de matérias que haviam saído na imprensa. As seções principais dos recortes estavam marcadas com pequenas flechas.
Blundell se surpreendeu ao ouvir a explicação de Senna: "Esses são os comentários negativos sobre mim. E quero entender quem que diz algo do tipo". O ex-piloto de testes da McLaren se deu conta que o brasileiro podia dar conta de outras coisas além de correr, diferente dele próprio.
GALERIA: Dez momentos inesquecíveis da carreira de Senna
VÍDEO: Barrichello relembra em detalhes o dia em que Senna socou Irvine na F1
PODCAST: Senna é o maior esportista brasileiro após a era Pelé?
.
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
F1: Alpine já definiu pilotos que irão disputar pela segunda vaga na equipe
F1: 2026 será 'divisor de águas' para Hamilton?
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Coulthard lembra como foi substituir Senna na Williams
Na despedida da Renault da F1, relembre os grandes momentos da montadora na categoria
F1: McLaren pilotada por Senna na primeira vitória em Interlagos vai à leilão; confira valor
F1 - McLaren: Dúvidas sobre confiabilidade foram sanadas em Barcelona
F1: Stella aponta ponto-chave do motor Mercedes explorado na McLaren
F1: Por que Norris prevê que regras de 2026 “criarão mais caos”
Últimas notícias
Cadillac apresenta primeiro carro da F1 em intervalo do Super Bowl
Morre Francine Rossi após acidente grave no Campeonato Brasileiro de Rally Baja
Alexander Jacoby é campeão da Asian Le Mans Series na classe LMP3
F1: Red Bull pode mudar rumo do caso de motores? Nova proposta pode ser apresentada antes da Austrália
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Principais comentários