F1: 2026 será 'divisor de águas' para Hamilton?
Heptacampeão não foi um grande fã da 'era solo' e espera que cenário mude com novas regras do ao que vem
É preciso olhar para a história da Fórmula 1 para encontrar anos em que Lewis Hamilton venceu menos de dez GPs. Em 2013, um ano após sua mudança da McLaren para a Mercedes, ele comemorou apenas uma única vitória. Mas, mesmo em 2021, quando sua sequência de vitórias no Mundial chegou ao fim em Abu Dhabi, o britânico tinha oito vitórias em seu nome.
Em 2022, novos regulamentos foram introduzidos na F1 e a era do 'efeito solo' começou. Com isso, a taxa de vitórias de Hamilton despencou repentinamente: zero vitórias em 2022 e 2023, mas duas em 2024, o ano em que ele deixou a Mercedes. O heptacampeão tem 40 anos de idade e não faz muito tempo que Ralf Schumacher, comentarista da Sky e ex-F1, identificou algo como "estrelato da velhice" como um dos motivos da falta de vitórias.
Será que Hamilton realmente ficou velho demais e a próxima geração está simplesmente o ultrapassando? Da mesma forma que a antiga estrela do tênis Novak Djokovic percebeu recentemente que Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, os "novos garotos do pedaço", são simplesmente melhores?
2026: A gota d'água para Hamilton?
Os fãs de Hamilton ao redor do mundo, a direção da Ferrari e, presumivelmente, ele mesmo ainda estão se agarrando a um fio de esperança. É possível que ele não tenha se esquecido de como pilotar na F1, mas simplesmente não se dá mais tão bem com os atuais "carros de efeito solo" como acontecia com as gerações anteriores.
Na quinta-feira, em Baku, ele teve pouco a dizer à mídia e apenas uma de suas respostas foi realmente reveladora. Quando um jornalista quis saber se ele ficaria feliz quando a geração atual de carros acabasse, o heptacampeão não precisou pensar duas vezes: "Sim". Uma única palavra que dizia tudo.
O "efeito solo" é diferente do que era até 2021, pois os carros atuais já não geram tanta carga aerodinâmica, principalmente por meio de superfícies visíveis, como as asas ou a carenagem. Em vez disso, desde 2022, a aerodinâmica vem principalmente da parte de baixo do carro, no assoalho, no solo.
Não é o caso de o "efeito solo" simplesmente desaparecer com a introdução dos novos regulamentos a partir de 2026, mas os chamados "túneis Venturi", na parte inferior da carenagem, que geram downforce, terão sua importância significativamente reduzida. E os fãs de Hamilton estão especulando que isso pode favorecê-lo.
Pouca esperança de vitórias em 2025
Até lá, no entanto, a primeira tarefa é limitar os danos na temporada de 2025. Além da sprint em Xangai, Hamilton não ganhou nada desde que foi para a Ferrari e quase ninguém espera que algo mude nas corridas restantes. Ele é o atual sexto colocado entre pilotos, 46 pontos atrás do companheiro de equipe, Charles Leclerc.
O britânico não acredita que a Ferrari possa ter mais chances do que o normal em circuitos de rua, como Baku ou Singapura: "Não acho que exista uma pista em que possamos vencer as McLarens ou as Red Bulls. Elas simplesmente estão muito à frente. Provavelmente, esse é o caso em todas as pistas. Não estou esperando muito".
Também porque a Ferrari (como todas as outras equipes) mudou tudo para 2026 meses atrás e o desenvolvimento posterior em 2025 está sendo prejudicado como resultado: "Você está preso ao que tem", suspira Hamilton. "Temos que viver com o que temos. Mas o próximo ano será empolgante, porque haverá uma atualização após a outra ao longo da temporada".
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.