F1 - A metamorfose de Verstappen: de bad boy a 'pai dos novatos', como Bortoleto
Holandês foi elogiado pelo brasileiro e por e Kimi Antonelli na última semana, uma demonstração de amadurecimento que parecia improvável há alguns anos
Aqueles que se lembram de Max Verstappen até duas temporadas atrás certamente acharão difícil acreditar em um cara que não apenas está completamente focado nas corridas, mas também interessado em dar conselhos aos jovens que acabaram de chegar à Fórmula 1.
Aos 28 anos, após quatro títulos mundiais e mais o que acabou de perder este ano, depois de um recuperação memorável, o holandês da Red Bull literalmente se tornou um homem. Uma pessoa muito mais madura, capaz de ler muito melhor cada situação na pista e também de ser um apoio para aqueles que, como os muitos novatos que estrearam na F1 este ano, precisavam de um conselho, um tapinha nas costas, uma palavra de ânimo após erros mais ou menos graves.
Tudo isso o levou a se tornar 'o pai dos novatos'. Ainda é impressionante escrever isso (e, imaginamos, ler também). Mas é um sintoma de várias coisas que Max vivenciou nos últimos anos, desde as esportivas até as familiares, com a paternidade e uma consciência muito diferente daquela que ele tinha até conquistar seu primeiro título mundial em 2021.
Falando sobre Verstappen como conselheiro de jovens estavam dois novatos, Gabriel Bortoleto e Andrea Kimi Antonelli. Ambos, em seus respectivos carros, alternaram excelentes resultados com momentos de dificuldade. E Max, assim como outros colegas mais experientes, nunca deixou de dar apoio.
"Minha família no Brasil é simplesmente fantástica. Eles não puderam viajar muito este ano para me ver, mas as corridas em que estiveram presentes sempre foram especiais. E também outros pilotos, como Fernando (Alonso) e Max (Verstappen), me deram muito apoio nos bastidores. Então, sim, foi fantástico", disse Bortoleto.
Antonelli pode ter tido uma relação ainda mais próxima com Max, pois foi involuntariamente envolvido na luta pelo título quando foi ultrapassado por Norris no Catar a duas voltas do final.
No final do GP de Abu Dhabi, com a perda do título, Verstappen acolheu Antonelli, que o procurou para se desculpar pelo incidente em Lusail, apesar de não ter sido intencional.
"Sim, ele me deu apoio", disse Antonelli sobre o holandês. "Acho que Max tem dado muito apoio a todos os novatos. Como eles o chamam? O pai dos novatos. Mas ele tem sido fantástico. Lewis (Hamilton) também tem sido. Mas todos, para ser honesto, parecem ter gostado do fato de haver tantos novatos no grid".
"Eles demonstraram seu apoio à sua própria maneira e também havia minha família. Foi ótimo, acho que esse é o tipo de apoio que você precisa, especialmente em seu primeiro ano na F1", concluiu.
Granado EXCLUSIVO: FIM da MotoE, caminhos para 2026, DIOGO MOREIRA e expectativas para a MotoGP 2026
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.