F1 admite que prêmio de 'Piloto do Dia' de Kubica foi "erro técnico"
Organização admitiu que errou ao anunciar Robert Kubica como Piloto do Dia do GP da Áustria
Para surpresa dos fãs em todo o mundo, mesmo os da Polônia, o nome de Robert Kubica apareceu no final do GP da Áustria como o Piloto do Dia (relembre a carreira do piloto da Williams em galeria exclusiva no fim desta matéria).
A decisão despertou alguma curiosidade, porque a tarde foi dominada pela batalha entre o piloto da Red Bull, Max Verstappen, e o astro da Ferrari, Charles Leclerc.
Em contraste, Kubica terminou três voltas atrás, no 20º e último lugar, registrando o pior resultado alcançado por qualquer piloto durante a temporada 2019, e de fato o pior de toda a sua carreira, superando o 18º lugar conquistado seis vezes.
Leia também:
No entanto, após dois dias de checagem e o que chamou de "verificação", a F1 anunciou a mudança de vencedor em seu próprio site, com o vencedor da corrida, Verstappen, recebendo o título.
A matéria diz: “Foi uma performance que vai durar muito na memória, por isso talvez não seja surpreendente que os fãs tenham votado em Max Verstappen como o impressionante Piloto do Dia por sua grande vitória na Áustria.”
“No domingo, um erro técnico fez com que Robert Kubica, da Williams, fosse declarado vencedor, depois de ter recebido incorretamente um número de votos.”
"No entanto, após a verificação, podemos revelar que Verstappen conquistou 74% dos votos do público, com Charles Leclerc recebendo 11% e Carlos Sainz 7% pela sua brilhante atuação da 19ª colocação no grid para o 8º lugar."
Quando contatado pelo Motorsport.com para uma explicação do erro, um porta-voz da F1 disse: "Nós não vamos dizer mais do que o que dissemos até agora."
Com o # 46 no RS17 da Renault, Kubica foi o quarto no seu retorno. Deu mais de 140 voltas com o volante modificado para se adaptar às suas condições. Ele deixou uma impressão muito boa e abriu novamente a possibilidade de um retorno em 2018. p>
Com a saída de Stroll e depois de deixar de lado Sirotkin, a Williams queria um parceiro experiente para o jovem Russell, que assinou para 2019. Robert foi finalmente escolhido e nove anos depois se tornou parte do grid. p>
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 - Domínio da Alfa Romeo, animais na pista e Moss barrado: veja sete curiosidades do primeiro GP, que completa 75 anos
Além da F1, Andretti planeja entrada na F2 e F3 para promover talentos americanos
F1: Andretti inaugura nova fábrica em Silverstone em meio a negociações para entrada em 2026
Com Antonelli e brasileiro, quem são os 20 pilotos mais jovens a chegar ao pódio da F1?
WEC: Ferrari AF Corse supera Toyota no fim e vence em Austin
"Não poderia ter sido pior", diz Kubica sobre seu retorno à F1 com a Williams
ESPECIAL: O que a história da F1 nos diz sobre decisões com três candidatos ao título? Relembre todas as finais do tipo
F1: Chefe da Williams celebra "sonho realizado" com quinto lugar em 2025
F1 - Sainz se surpreende com pódio no Catar: "Não esperávamos isso de forma alguma"
Últimas notícias
VÍDEO F1: Honda liga motor de 2026 e compartilha som pela primeira vez
F1: Ex-chefe da Ferrari classifica 'dossiês' de Hamilton como "inúteis"
F1: Marko revela motivo para aposentadoria e afasta rumores de saída de Lambiase
F1: Verstappen será ausência em premiação da FIA; saiba motivo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.