F1: Alonso avalia que a saída de Newey não indica implosão na Red Bull
Adrian Newey anunciou que sairá da equipe após parceria de 19 anos, que rendeu sete campeonatos de pilotos e seis de construtores até o momento
A notícia da saída de Adrian Newey da Red Bull foi uma surpresa no mundo da Fórmula 1. Fernando Alonso foi questionado se a surpreendente saída de Newey em meio à turbulência dentro da Red Bull é um sinal de implosão da equipe. Ele avalia que não é um indicativo disso. O espanhol alega que a grande atenção direcionada ao assunto é porque a equipe está dominando o esporte há anos.
"Eles estão dominando o esporte desde 2021 e, quando algo fora do fim de semana da corrida acontece, há muitas notícias geradas por essa equipe. Eles são os que todos querem derrotar e todos querem desestabilizá-los de forma a garantir que você seja capaz de derrotá-los na pista."
"Se você perder seu diretor técnico ou seu projetista em outra equipe, será um pouco menos noticiado do que se isso acontecer na equipe vencedora."
Sabe-se que o proprietário da Aston Martin, Lawrence Stroll, está interessado nos serviços de Newey depois de fazer uma oferta verbal para que ele se junte à equipe de Silverstone, masNewey tem sido muito mais fortemente ligado à Ferrari.
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20 Fernando Alonso, Aston Martin AMR24 e Sergio Perez, Red Bull Racing RB20
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Alonso diz que "sempre quis trabalhar" com Newey, mas considera um privilégio estar ativo na mesma época que o designer, independentemente de uma colaboração vir a acontecer ou não.
"Eu sempre quis trabalhar com ele, uma vez na vida", disse o espanhol.
"Eu o respeito muito. Eu o considero o melhor projetista de Fórmula 1 que já existiu, uma lenda do esporte, e me sinto, de certa forma, privilegiado por pilotar ao lado dele no paddock e, obviamente, como competidor."
"Estamos muito felizes com nosso departamento técnico. Obviamente, Adrian é um dos melhores, mas ele precisa se encaixar em uma equipe, e essa é mais uma decisão de Lawrence e, em última análise, de Adrian."
"Não sabemos nem mesmo se ele quer se aposentar da Fórmula 1 e temos abordagens diferentes para o futuro, então é mais uma questão para ele."
Newey deixará a organização da Red Bull em março de 2025, depois de negociar uma saída antecipada. Até lá, ele continuará trabalhando para a operação baseada em Milton Keynes e seu hipercarro RB17, mas não estará mais ativamente envolvido em seus desenvolvimentos técnicos ou em seus futuros projetos de carros.
VERSTAPPEN VENCE SPRINT EM MIAMI
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #280 - Rubinho e Massa desafiam tempo; tudo sobre a revolução da Stock Car
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.