F1 - Alonso: "Não sei o que Hamilton vai trazer ou acrescentar à Ferrari"
"Só sei que certamente será menos que um projetista pode trazer", disse o espanhol ao comparar o impacto do rival em Maranello à chegada de Newey na Aston Martin

Fernando Alonso, McLaren, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 and George Russell, Williams Racing
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Bicampeão da Fórmula 1, o espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, aposta que sua equipe será mais competitiva, a partir dos primeiros impactos da contratação de Adrian Newey, que o combo Lewis Hamilton / Ferrari a partir de 2026, quando a categoria terá novas regras de motor e aerodinâmica.
Hamilton fará sua primeira temporada na Ferrari em 2025, mas o britânico tem a opção contratual de continuar no time de Maranello de 2026 em diante, quando a Scuderia vislumbra 'sair na frente' em meio à nova era da F1 -- embora a equipe italiana e o piloto inglês não descartem brigar pelo título desde já.
Alonso, por sua vez, é modesto com relação às aspirações da Aston Martin para agora, mas aposta que o time estará competitivo no próximo ano, quando Newey terá mais impacto no carro -- o projetista britânico só começa a trabalhar 'de fato' a partir de março de 2025 -- e a Honda impulsionará o carro.
"Adrian sempre terá mais impacto do que qualquer piloto. Os pilotos vêm e vão, nós 20, aqui, estamos tentando pilotar bem e conquistarmos algo. Mas não sei o que Lewis vai trazer ou acrescentar à Ferrari; só sei que certamente será menos que um projetista pode trazer", disse Alonso ao As, da Espanha.
"Adrian será uma alma livre, não podem dizer a ele o que fazer. Se pudermos dar uma mãozinha a ele em 2025, tudo bem. Se ele só quiser trabalhar em 2026, tudo bem também. Porque ele é quem tem ideias, e não quer desperdiçar um único dia", seguiu Fernando.
"Perguntei a Lawrence (Stroll, dono da Aston) várias vezes e ele sempre me disse que não achava que conseguiríamos controlá-lo. É difícil dizer (o que Hamilton fará na Ferrari). Quando eu vim para a Aston, a organização era diferente; na Alpine eu me sentia confortável com muitas pessoas da época da Renault."
"Na Aston eu era novo em tudo, mas na primeira corrida já estávamos muito rápidos. É mais uma questão de adaptação ao carro do que qualquer outra coisa. Hamilton precisa ver como o carro se comporta, [Charles] Leclerc tem mais experiência que ele (na equipe)", destacou o campeão da F1 em 2005 e 2006.
"Lewis ainda teve um pouco de dificuldade com [George] Russell (ex-companheiro de Hamilton na Mercedes) então ele também precisa ganhar confiança, mas sabemos da qualidade que ele tem e que, se ele tiver um bom carro, com certeza será um concorrente", completou o asturiano.
GALVÃO = F1 NA BAND APÓS 2025? Globo de olho! BORTOLETO, Hamilton, NASCAR na TV e C.Fittipaldi | SAC
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #322 - Tudo sobre lançamentos dos carros de 2025 | React!
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.