F1: Alonso revela planos de aposentadoria e confirma possível data
Piloto quer vencer uma última vez, mas não tem certeza se as regras de 2026 permitirão
Em 2025, completa 20 anos desde que Fernando Alonso conquistou seu primeiro título mundial na Fórmula 1. O piloto tem uma das carreiras mais longevas na categoria e não está nada animado para a mudança de regras de 2026, dando indícios de que poderia ser a sua última temporada.
"Muito porque sei que é minha última chance. Essa é a diferença crucial", enfatiza ele ao jornal espanhol AS.
Nos anos anteriores, ele só via a mudança das regras como uma oportunidade para a sua própria equipe encontrar o caminho certo. Agora é diferente: "Esta é a última mudança de regras que terei e a última oportunidade de vencer outro GP, comemorar pódios e lutar por um campeonato mundial. Isso é muito importante para mim emocionalmente".
Questão da aposentadoria: 2026 ou mais tarde?
Se 2026 será realmente seu último ano na F1 dependerá de como Alonso se sentirá. "Como me sentirei no próximo ano. Como me sinto física e mentalmente. Mas eu não sei", explica ele. A única coisa que está clara para ele é: "Se o carro estiver bom, há muitos sinais de que este será meu último ano".
Ele não está interessado em permanecer na F1 pelo maior tempo possível, mas em encontrar o momento certo de deixá-la.
"Sei que as chances seriam ainda maiores em 2027 ou 2028, quando a equipe tiver se estabelecido com Adrian Newey e os outros. Com certeza eles construirão um carro forte no segundo ou terceiro ano. Mas vou ter que ver como me sinto".

Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
Surpreendentemente, se 2026 for um ano fraco, Alonso tenderia a favorecer um ano adicional para "terminar com uma boa sensação".
Turnê de despedida e ambição de permanecer no topo
Uma despedida planejada com uma despedida consciente do GP individual não é uma ideia nova para Alonso. Em 2018, quando deixou a F1 pela primeira vez, ele saboreou conscientemente o desfile dos pilotos e os momentos individuais no Japão e em outros lugares.
"Sim, eu gostaria de me despedir de cada lugar lá dentro".
No entanto, Alonso deixa uma coisa inequivocamente clara: encerrar sua carreira devido a um declínio no desempenho está fora de questão para ele.
"Não, não por falta de competitividade. Quero deixar a F1 enquanto ainda me considero o melhor. E se 30 a 40% das pessoas lá fora pensam o mesmo, isso é o suficiente para mim".
É por isso que sua meta é "aproveitar" a temporada de 2026 - e então decidir novamente ano após ano. Sua ambição: terminar no topo.
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.