F1 - Alpine: Temporada 2024 não deve ser vista como exemplo de resultado ideal
Chefe de engenharia da Alpine, David Sanchez, está satisfeito com o desenvolvimento ao longo do ano passado, mas não com colocação final no campeonato
David Sanchez, chefe de engenharia da Alpine, analisou o resultado final da equipe de Enstone na temporada 2024 da Fórmula 1, e afirmou que, apesar de bons resultados, ela não deve ser vista como exemplo de resultado ideal.
Se você observar como foi 2024, ela certamente pode ser vista como positiva para a Alpine. Afinal, embora a equipe francesa não tenha conquistado um único ponto após as cinco primeiras corridas, ela ainda terminou a temporada em sexto lugar no campeonato de construtores.
Se analisarmos o desempenho no final do ano, a Alpine foi até mesmo a "melhor do resto" do meio de grid em alguns momentos. O maior sucesso foi o surpreendente pódio duplo em Interlagos, onde eles se beneficiaram das circunstâncias caóticas da corrida chuvosa na capital paulista.
No entanto, embora a temporada de 2024 tenha terminado bem para a Alpine, a equipe de Enstone está satisfeita com o fato de ter conseguido se recuperar após um início fraco - mas não com o resultado final.
O chefe de engenharia David Sanchez, que só entrou na equipe em maio passado, explica em uma entrevista ao Motorsport-Total.com, portal irmão do Motorsport.com: "O chassi e o peso do carro foram um problema [no início], e as propriedades aerodinâmicas foram outro problema".
Quando Sanchez chegou a Enstone, ele descobriu que o A524 era um carro que carregava muito peso em excesso e também era muito lento. Na abertura da temporada no Bahrein, Pierre Gasly e Esteban Ocon ficaram com os dois últimos lugares na classificação.
Mas mesmo antes de ele entrar para a equipe, eles haviam "feito um trabalho muito bom de economia de peso", lembra ele. "O carro estava perto do limite novamente", disse Sanchez, acrescentando que, posteriormente, eles também tomaram a direção certa em termos de desenvolvimento aerodinâmico.
"No geral, não foi um começo de ano muito bom", diz Sanchez, mas: "O chassi foi consertado, o peso foi corrigido e agora parece que também corrigimos a maior parte da aerodinâmica".
"Acho que estamos voltando a um nível razoável", disse Sanchez, "mas eu não diria que a equipe está onde deveria estar. Porque se você tem as pessoas, se você tem a infraestrutura, onde você quer estar?"
O que Sanchez quer dizer: O Grupo Renault não está competindo na Fórmula 1 para lutar pelo sexto lugar na disputa de equipes. Até mesmo Flavio Briatore, que retornou como consultor em 2024, nunca escondeu o fato de que a Alpine deveria estar de volta à frente do grid.
"Acho que algumas equipes ficam felizes em estar no meio do pelotão. Mas nós não queremos estar lá. Temos os meios para sermos competitivos", enfatiza Sanchez e explica: "Agora só temos que continuar e melhorar".
Embora a Alpine tenha conseguido salvar a temporada de 2024 no meio do caminho após um início desastroso, foi o pior ano até hoje desde que a equipe começou a correr com esse nome, terminando em sexto lugar no campeonato de construtores com apenas 65 pontos.
A última vez que a equipe de corrida de Enstone terminou ainda mais abaixo na classificação foi em 2016, quando ainda era a equipe da Renault e só conseguiu uma nona posição.
Biógrafo de Senna É SINCERO sobre SÉRIE DA NETFLIX e conta VERDADES de PIQUET, Prost e GALISTEU/Xuxa
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate favoritos nos duelos internos da F1 2025
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.