F1: Andretti-Cadillac esperam resposta da FIA na próxima semana, mas já trabalham no carro mirando 2025
CEO da GM Motorsports deu uma atualização sobre o trabalho feito pela potencial nova equipe e como tem sido o processo seletivo da FIA
A espera pode estar chegando ao fim. Segundo o CEO da GM Motorsports, braço esportivo da gigante americana, a resposta sobre uma potencial entrada na Fórmula 1 do projeto Andretti - Cadillac deve chegar até o fim da próxima semana mas, nesse meio tempo, os engenheiros já se mexem em torno do carro.
O Grupo General Motors, que possui a marca Cadillac, está animado com a perspectiva de entrar na F1 nos próximos anos. Em entrevista ao canal americano NBC, o CEO da GM Motorsports Eric Warren, sinalizou que a marca espera a resposta da FIA até 15 de julho.
O caminho determinado pela FIA, porém, não garante que as duas vagas abertas para o grid da F1 serão preenchidas, dependendo muito além de um projeto sólido.
"Tivemos um diálogo anteriormente com o grupo da F1. Mas, neste momento, se trata de um processo formal, o qual temos que deixar que siga seu curso", disse.
A Andretti já havia anunciado sua intenção de entrar na F1 em 2021, mas foi somente no começo de 2023 que a parceria com a Cadillac foi oficializada e, mesmo assim, o projeto segue sendo rechaçado por algumas equipes estabelecidas no grid, que questionam se a nova entrada agregaria algo de positivo ao esporte.
Mesmo assim, Andretti e GM já iniciaram o trabalho, porque desejam integrar o grid em dois anos.
Michael Andretti
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
"Estamos dedicando muito esforço apesar do processo, e a parte difícil é que estamos tentando entrar em 2025, e nos esforçamos muito com a Andretti para projetar o carro de 2025. Estamos trabalhando porque não podemos perder tempo. Mandamos a papelada em 15 de maio. O nome da equipe será Andretti Cadillac".
"Possivelmente quem leu nossa candidatura se surpreendeu ao ver o envolvimento real da GM e como estamos dividindo a dinâmica do veículo, como estamos fazendo isso hoje versus como faremos à medida que a equipe amadurecer".
"Acabamos de responder às perguntas que a FIA tem e eles devem tomar uma decisão em 15 de julho. Estamos fazendo o nosso melhor com o processo. Mas tem sido bastante formal no sentido de pedidos de informação e resposta".
Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationPrincipais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.