F1: Após boa classificação, Sainz mira alto para o GP do Azerbaijão
Espanhol se beneficiou do caos causado pela chuva e as bandeiras vermelhas e obteve sua melhor posição de largada no ano de estreia pela Williams
Carlos Sainz foi a grande surpresa da classificação para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1 deste sábado. Mesmo com a Williams se mostrando pouco competitiva, o espanhol superou a batida de Alex Albon no Q1 e, no Q3, se beneficiou do caos causado pela chuva e as bandeiras vermelhas para terminar em um surpreendente segundo lugar, que o permitem mirar alto para a prova do domingo.
Por bons minutos, o espanhol chegou inclusive a sonhar com a pole position, já que as condições da pista variavam a cada minuto de sessão paralisada. Mas, no final, acabou superado por Max Verstappen, garantindo a vaga na primeira fila.
"Obrigado a todos pelos aplausos. Estou muito feliz. Honestamente, fizemos um ótimo classificatório hoje. Eu estava sempre com o pneu certo na hora certa e fazendo voltas muito boas".
Perder a pole nos segundos finais e para Verstappen não é algo que surpreendeu Sainz, pois ele está ciente do nível real da Williams em comparação com os mais fortes.
"Obviamente, quando um carro de ponta fazia uma volta como aquela, nós ficávamos quatro ou cinco décimos atrás, como de costume. Mas era apenas um deles, e era Max, então não estou surpreso. Além disso, conseguimos superar todos eles. E sim, ficamos em segundo, o que é uma ótima notícia".
O piloto da Williams acredita que o bom desempenho e a boa posição de largada em Baku são uma espécie de demonstração de que ele continua fazendo as coisas bem e só precisa de um pouco mais de sorte para começar a obter melhores resultados aos domingos.
"Tenho feito boas voltas este ano na classificação. Não tem sido meu ponto fraco ou meus problemas. Mais uma vez, hoje, mostramos que a velocidade deste carro e desta equipe existe. Estou me saindo bem nos classificatórios quando é importante. E, infelizmente, o ano em termos de corridas e pontos não está indo como queremos. Mas enquanto a velocidade estiver lá, coisas como hoje mostram que os pontos e as boas corridas virão", explicou.
Pensando na corrida, Sainz não negou que sonha com seu primeiro pódio com a Williams: "Planejarei tudo para amanhã. Tentarei subir ao pódio. Farei o possível para dar à Williams o primeiro pódio. Se for possível, ótimo. E se não for, veremos".
Lawson: "Darei meu melhor" para lutar por um pódio
Outro piloto que surpreendeu neste sábado foi Liam Lawson. Após um início desafiador para o neozelandês, o jovem talento da Red Bull parece finalmente ter se encontrado com o carro da Racing Bulls e, nas últimas etapas, vem inclusive batendo de frente com seu companheiro de equipe, Isack Hadjar.
Isso se repetiu neste sábado em Baku, com Lawson terminando em um surpreendente terceiro lugar enquanto Hadjar foi apenas o oitavo colocado. Largando atrás apenas de Verstappen e Sainz, Lawson é realista, mas afirma que vai fazer de tudo para manter a posição de pódio.
"Adoraria [ir ao pódio]. O carro está muito, muito bom recentemente, então não vou dizer que ele não será rápido amanhã, mas sei que há caras muito rápidos vindo de trás, e obviamente darei meu melhor, mas tenho certeza que será uma corrida difícil. Mas se for como hoje, com essas condições, tudo é possível".
"As classificações têm sido mais difíceis este ano. Tivemos um bom ritmo de corrida, bons resultados de corrida, mas o potencial de resultados seria ainda melhor se eu tivesse classificações melhores, e a Hungria foi um desses casos. A Áustria foi boa, e eu mostrei isso, mas acho que é mais importante ter isso hoje. Para mim, é ótimo, mas eu sei que os pontos valem para amanhã, é isso que importa".
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.