F1: Após confusão no GP da China, FIA esclarece regulamento
FIA divulgou, antes da pausa de agosto, o que foi revisto para o restante da temporada de 2024
O GP da China foi marcado por dois incidentes que obrigaram a FIA, Federação Internacional de Automobilismo, a rever as regras do regulamento da Fórmula 1. Dessa maneira, antes da pausa de agosto, a regulamentadora divulgou as mudanças para o restante da temporada.
Durante a classificação em Shanghai, em abril, Carlos Sainz 'rodou' e acabou danificando a asa dianteira do carro. Tendo ficado parado por longos minutos, os comissários decidiram acionar a bandeira vermelha para interromper a sessão e retirar o monoposto.
Porém, o carro 55 conseguiu voltar à pista sem ajuda e retornou ao pit, completando a sessão e se classificando em sétimo. No regulamento válido durante aquela prova, segundo o Artigo 39.6, a regra dizia que caso um carro ficasse parado na pista durante a classificação, ele não poderia voltar à sessão.
"Qualquer piloto que pare com o carro na pista durante a classificação ou na classificação para a corrida Sprint não será permitido continuar naquela sessão".
À época, a Aston Martin levantou a questão e protestou contra o resultado da classificação, mas a regulamentadora da prova não aceitou o pedido naquele fim de semana.
Agora, como parte das mudanças apresentadas ao regulamento antes de agosto, a FIA divulgou que fez uma adição ao Artigo 39.6:
"Qualquer piloto que pare com o carro em qualquer área além do pitlane durante a classificação ou a classificação para a Sprint e receba assistência física não será permitido continuar naquela sessão".
Carlos Sainz, Ferrari SF-24, spins out in Q2 causing car damage and a red flag
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
Dessa forma, de acordo com o regulamento revisado, Sainz não seria punido e poderia continuar na sessão, uma vez que não recebeu nenhuma ajuda externa e conseguiu retornar para a pista sozinho.
A mudança trouxe maior clareza para futuros eventos similares que podem acontecer nas próximas provas após a pausa de agosto e devem prevenir a necessidade de novos protestos por parte das outras equipes.
Um segundo evento no GP da China fez com que a FIA precisasse rever outra regra. Dessa vez, a regulamentadora precisou discutir se os pilotos podem pagar penalidades aplicadas durante a corrida Sprint na prova de domingo.
Acontece que, durante o sábado na China, Fernando Alonso teve uma colisão com Sainz na volta 9, ao tentar ultrapassar o piloto da Ferrari, o que lhe custou uma penalidade de tempo. Porém, como o bicampeão mundial precisou retirar seu carro da pista antes da finalização da prova, essa punição não seria paga em nenhum momento.
Assim, a mudança feita no Artigo 54.3d, diz que a situação mudará nas próximas corridas. Isso porque, com a adição feita à regra, a FIA prevê que, nesses casos, o piloto receberá uma punição de grid, perdendo posições na largada da próxima etapa.
"Se qualquer uma das [penalidades acima] for imposta a um piloto, e esse piloto não puder cumprir a penalidade por não ter sido classificado na corrida sprint ou na corrida no caso de a) ou b) ou por ter abandonado a corrida sprint ou a corrida no caso de c) ou d), os comissários podem impor uma penalidade de posição no grid ao piloto na próxima corrida".
DI GRASSI EXCLUSIVO: F1 atual, F-E, PREOCUPAÇÕES com AUDI e futuro de BRASILEIROS
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #293 - O que levou Sainz a optar pela Williams? Justifica Red Bull confiar em Pérez?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.