F1: Após 'hate' de fãs de Colapinto contra Tsunoda e Doohan, Franco pede respeito à própria torcida; Alpine se manifesta
Pilotos têm sofrido ataques online; equipe do argentino e presidente da FIA se manifestaram contra onda de ódio na internet

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images via Getty Images
A volta de Franco Colapinto agitou a Fórmula 1, mas não só dentro das pistas. O argentino estreou como titular pela Alpine no último fim de semana, substituindo Jack Doohan após seis etapas. Nas redes sociais, os fãs têm atacado outros pilotos, especialmente o australiano, que agora é reserva, e Yuki Tsunoda, que se envolveu em pequeno incidente com Colapinto na sexta-feira em Ímola.
Após Colapinto bloquear Tsunoda durante o TL3, o piloto da Red Bull fez um gesto com as mãos de dentro do carro em direção ao argentino e, por isso, começou a ser atacado online. Em coletiva de imprensa no sábado, o argentino falou sobre o ocorrido e se dirigiu aos fãs.
"Eu o bloqueei, [Tsunoda] tinha razão em estar bravo", disse. "Eu sei que eles [argentinos] são muito apaixonados e são sempre duros com as pessoas. Eles precisam ser respeitosos, é tudo que queremos. Tem muito ódio nas mídias sociais atualmente e isso não é algo do qual fazemos parte. É claro que sempre tentamos – e queremos para todos os pilotos – um pouco de respeito, manter o ambiente respeitoso e calmo por lá [online]."
Além disso, na última segunda (19), Jack Doohan fez uma série de stories em seu Instagram sobre uma postagem supostamente feita pelo seu pai, Mick Doohan, ridicularizando a batida de Colapinto no sábado. Na verdade, o post foi feito por um perfil de memes do X (antigo Twitter) e compartilhado por alguns fãs, segundo Doohan, argentinos, como se fosse verdade.
O australiano esclareceu que a postagem era falsa e tinha como intuito difamar a família de Doohan. "Por favor, parem de assediar minha família. Não achei que precisaria chegar a esse ponto", disse. Ele ainda explicou que a fonte do conteúdo falso não era argentina, mas que muitos veículos argentinos reproduziram o post, o que "desencadeou uma perseguição online".
Algumas horas após a postagem de Doohan, a equipe Alpine emitiu um comunicado pedindo respeito nas redes sociais. "Nós encorajamos todos a lembrar que, por trás da viseira desses 'superatletas', há uma pessoa. Um indivíduo com sentimentos, família e amigos. Não podemos aceitar o abuso online e pedimos a todos os fãs que sejam gentis e respeitosos", diz.
O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, também se manifestou. Em postagem nas redes, ele agradeceu Tsunoda e Colapinto por se manifestarem sobre o abuso online e reforçou que "ninguém deve ser submetido a ameaças, ódio ou discriminação. Não há lugar para abuso ou toxicidade na nossa comunidade".
MAX DÁ SHOW, NORRIS 2º, PIASTRI 3º, FERRARI SE RECUPERA, BORTOLETO LEVA A PIOR! Felipe Motta analisa
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
- Spotify
- Deezer
- Amazon Music
- Apple Podcasts
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.