F1: Após rumores sobre Verstappen, Horner provoca Mercedes sobre 2026; confira
"Esperar que estejamos à frente da Mercedes no próximo ano é... seria embaraçoso para a Mercedes se esse fosse o caso", disse o dirigente britânico; confira
Embora Max Verstappen ainda esteja sob contrato com a Red Bull até 2028, há meses se especula sobre seu futuro. Diz-se até que o staff do holandês renovou as conversas com a Mercedes, conforme reportado pela Sky Itália antes do GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, no qual o piloto é pole no domingo.
A expectativa do paddock ainda é de que o tetracampeão mundial permaneça na Red Bull até 2026, embora o chefe da equipe, Christian Horner, não tenha respondido "sim" quando questionado diretamente sobre isso na sexta-feira.
A Red Bull fabricará sua própria unidade de potência por meio da Red Bull Powertrains a partir do próximo ano, quando entrarão em vigor os novos regulamentos. Nessa empreitada, ela conta com o apoio da Ford.
Horner reconhece que esse será um projeto desafiador, o que pode dificultar a manutenção de Verstappen no time a longo prazo. "Entendemos a pressão que haverá no próximo ano, quando nós mesmos entraremos como fabricante de motores", disse o cartola.
"O desafio é enorme, mas temos uma equipe extremamente capaz. Investimos muito e há uma grande cultura, então quem sabe?".
Christian, no entanto, não mede esforços para rotular a Red Bull como um azarão. "Esperar que estejamos à frente da Mercedes no próximo ano é... seria embaraçoso para a Mercedes se esse fosse o caso, ou para qualquer fabricante. Mas acho que estamos em uma posição competitiva, possivelmente até igual à que estamos agora em relação a outros fornecedores de motores. Tudo ainda está em aberto..".
Horner: "Motor próprio, uma escolha 100% correta"
Apesar do desafio, o chefe da Red Bull está convencido de que a escuderia está fazendo a escolha certa para o longo prazo com seu próprio projeto de unidade de potência. "A melhor coisa é que tudo está sob o mesmo teto, com projetistas de chassi e projetistas de motor".
"Não se pode subestimar isso quando se fala em embalagem", ele se refere à integração da unidade de potência no carro. "Se essas equipes puderem se comunicar diretamente, isso é inestimável. Vai valer a pena. Talvez não em 2026, mas em 2027 e além. Em longo prazo, essa é 100% a escolha certa", finalizou.
Bortoleto HISTÓRICO e CALANDO HATERS! Verstappen na Mercedes e NORRIS CAMPEÃO x PIASTRI? | Boteco F1
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #341:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.