F1: Asas se abrirão automaticamente com novas regras de 2026?
Regulamentos técnicos de monopostos de 2026, aprovados em dezembro pelo Conselho Mundial da FIA, ainda não são definitivo
Formula 1 2026
Foto de: FIA
As fábricas das equipes de Fórmula 1 estão focadas em preparar os carros para 2025, mas a atenção do departamento técnico está voltada para os desafiantes de 2026, que definirão o curso para os novos regulamentos de carros ágeis no próximo ano.
Desde o início de janeiro, os regulamentos da FIA permitem que os túneis de vento sejam usados para o estudo da aerodinâmica de 2026 e quase todas as equipes começaram a colocar um primeiro modelo no túnel de vento, que representa apenas a definição mais recente do regulamento, tentando desbastar apenas algumas questões macro, porque o regulamento aprovado pelo Conselho Mundial da FIA e publicado em dezembro ainda é provisório.
Apesar dos esforços das equipes, que têm trabalhado muito para apoiar a equipe técnica da FIA, liderada por Nikolas Tombazis, os resultados esperados após a revolução do conceito que levou à reparação do efeito-solo, para se concentrar em carros ágeis (mais curtos, mais leves e mais estreitos), ainda não foram alcançados.
Fórmula 1 2026
Foto de: FIA
Agora está claro para todos que os novos motores que obterão 50% de sua potência do motor elétrico e endotérmico são uma complicação retumbante de assuntos simples. O problema não é tanto atingir o limite de mil cavalos de potência dos carros atuais, mas conseguir distribuir a energia elétrica necessária ao longo da volta, para ter uma F1 sem desequilíbrios devido às dificuldades de recarga registradas em determinados circuitos, como Monza.
A redução drástica do arrasto levou à visualização de monopostos com fortes restrições aerodinâmicas, mas, em comparação com o esboço proposto pela FIA em junho, houve correções importantes que levaram a uma recuperação da força descendente, indispensável para enfrentar curvas rápidas sem prejudicar o equilíbrio do carro.
Com os motores em um estágio avançado de desenvolvimento e as baterias agora definidas em detalhes, assim como a parte mecânica, ainda há um campo limitado de pesquisa para colocar em prática os aspectos que ainda não são satisfatórios.
Por enquanto, há apenas rumores, mas eles provavelmente indicam a área em que poderia haver atualizações técnicas: os regulamentos atuais exigem que as asas móveis (dianteira e traseira) sejam controladas pelos pilotos e só possam ser abertas em determinados pontos da pista. A orientação poderia levar à automatização da abertura das asas para que elas sejam ativadas em todas as retas da pista, deixando os pilotos apenas para gerenciar o Override, ou seja, o excesso de potência elétrica que deve favorecer as ultrapassagens.
Como as asas mudarão com a aerodinâmica ativa em 2026
Foto de: Gianluca D'Alessandro
De acordo com os rumores, a caixa que define os volumes e os tempos de abertura das asas também poderia mudar: a dianteira um pouco atrás da traseira. Essas mudanças podem parecer marginais, mas terão um forte impacto na definição aerodinâmica dos monopostos.
A intenção, então, seria reduzir o uso de energia elétrica nas retas, reduzindo a seção dianteira, deixando margens para recarga nas curvas.
Faz sentido, então, dedicar tempo e recursos ao estudo de um modelo no túnel de vento que está fadado a mudar em um futuro próximo?
Além de estarem sujeitas às restrições financeiras do limite orçamentário, as equipes também precisam lidar com as horas de túnel definidas de acordo com a classificação do Campeonato Mundial de Construtores (elas aumentam à medida que se desce na classificação, penalizando as equipes de ponta).
PIORES DO ANO! Quem passou VERGONHA na F1 2024 e os FIASCOS da temporada ALÉM DE PÉREZ... | Podcast
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com elege PIORES DO ANO da F1 2024; ouça em áudio:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.