F1: Aston Martin contrata ex-engenheiro de Schumacher na Ferrari
Marco Fainello, especialista em sistemas de simulação e inteligência artificial aplicada, voltou à F1 após uma ausência de 13 anos
A Aston Martin segue fazendo contratações de peso e agora se reforça com Marco Fainello, ex-engenheiro de Michael Schumacher que retorna à Fórmula 1 após 13 anos. Apesar disso, o italiano nunca perdeu o contato com o mundo das corridas, acompanhando sua grande especialização: a simulação, um campo que ganhou cada vez mais importância nas equipes, após a limitação dos testes em pista.
Fainello, além de ser CTO da Danisi Engineering, há oito anos também é CEO da Add-For, empresa de alta tecnologia que desenvolveu, em colaboração com a VI-grade, o Sybille, um algoritmo baseado em inteligência artificial pensado para melhorar a condução e minimizar a latência nas plataformas de movimento, impulsionando a pesquisa para ferramentas capazes de replicar cada vez mais o que acontece na pista ou na estrada, também no mundo virtual.
Lance Stroll, Aston Martin Racing
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
Fortemente recomendado por Enrico Cardile, diretor técnico da Aston, Fainello entra na equipe de Silverstone como um 'superconsultor' e se mudará da Itália para estar frequentemente ativo na Grã-Bretanha, onde a equipe de Lawrence Stroll construiu o moderníssimo AMF1 Team Technology Campus.
A ambição da marca britânica é lutar pelo campeonato mundial de F1 com o carro que Adrian Newey está projetando para os novos regulamentos. Talvez não já a partir do próximo ano, pois a estrutura ainda não está madura, mas com o gênio inglês nunca se sabe, certamente a partir de 2027.
Marco Fainello é um engenheiro de peso que contribuiu para os sucessos da Ferrari na era Schumacher. Entrou na Scuderia em 1995 como responsável pelo veículo de Jean Alesi e de 'Schumi', enquanto em 1997 tornou-se responsável pela dinâmica do veículo, mantendo esse papel até 2004, quando recebeu a tarefa de acompanhar o desenvolvimento do “aranha”, o primeiro simulador da Ferrari realizado em colaboração com a Moog.
Tornou-se Diretor de Desenvolvimento de Performance da Scuderia antes de levar suas competências para a Gestão Industrial em 2012, assumindo o cargo de Responsável pelo Desenvolvimento de Performance dos carros de rua, introduzindo o inovador sistema Side Slip Control (SSC) em todos os Ferraris de rua.
O simulador "aranha" da Ferrari, depois substituído pelo mais recente da Dynisma
Foto de: Ferrari
Em 2014, cuidou do desenvolvimento da Ferrari FXX-K, o modelo especial para clientes que amam pilotar na pista com desempenho de corrida (potência de 1.050 cv). Em 2013, acompanhou a evolução da lendária 458 GTE no Mundial de Endurance GT, com três títulos de Construtores e dois de pilotos.
No final de 2016, deixou a Ferrari para iniciar uma nova aventura com a Add-For e a Danisi Engineering. E agora Marco cedeu e retornou à F1.
DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Liderança da MOTO2, ida à MOTOGP, Márquez x Rossi, GP do BRASIL e + | MotoE
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.